quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Dilma Rousseff e Aécio Neves vem à Bahia de olho nas eleições de 2014

por Lílian Machado

dilma_e_aecio

Dois meses após participar na Bahia da festa dos 10 anos do PT no governo federal, a presidente Dilma Rousseff (PT) deve voltar no dia 23, dessa vez para cumprir agenda institucional, mas que tende a refletir na seara política. Segundo análises de bastidores, em momento de turbulência na economia e nas relações com os aliados, visitar o Nordeste seria “estratégico” para a presidente, que segue rumo ao projeto de reeleição em 2014. Na pré-campanha para a eleição presidencial, o seu adversário, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) também vem demarcar espaço na região. Consta em seu roteiro de visitas, além de Salvador, Maceió (AL).

Na Bahia, a mandatária nacional passará por Vitória da Conquista, onde deve entregar 1.500 casas pelo programa federal Minha Casa Minha Vida. Em Salvador, ela vai inaugurar ao lado do governador Jaques Wagner (PT) e demais autoridades um trecho da Via Expressa, na Rótula do Abacaxi, correspondente aos últimos viadutos que ligam as regiões que margeiam a via.

Os petistas minimizam a tese de que a presidente vem à Bahia para oxigenar sua imagem, retomando a alta popularidade, tendência que deve importar para as eleições do próximo ano. Eles afirmam que a viagem seria mais uma vez um compromisso de gestão. “A visita é administrativa. Não tem nada a ver com política e com 2014”, desconsiderou o presidente estadual do PT, Jonas Paulo. Segundo ele, a conversa sobre o pleito ainda está no âmbito dos partidos. “Não chegou aos gestores. Essa é uma fase preliminar com os partidos, de discutir bem mais as alianças do que a ação dos candidatos”, afirmou.

Prioridade do PT é nacional

No entanto, o dirigente petista ressaltou a prioridade da eleição nacional, num recado de que essa estratégia tem sido perseguida pelo partido. Jonas acrescentou que “o palanque da sucessão estadual é o palanque da presidente Dilma. Não haverá duas candidaturas na base. Não tem outro caminho. Quem está na base com Wagner estará com Dilma”, disse.

No lado do PSDB, a passagem de Aécio por Salvador já é aguardada com expectativa. O partido ainda não divulgou a data, mas a possibilidade é de que sua visita ocorra no final deste mês.

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) estaria ajudando na construção dos temas que devem ser discutidos. Em cada cidade, o senador irá abordar problemas específicos. “Ele está organizando visitas de caráter regional. Estamos selecionando os temas. Podemos incluir violência, seca, incentivos fiscais”, citou. Segundo a programação começa por Maceió, mas a capital baiana onde o PSDB ainda tem pouco espaço será privilegiada. “Evidente que pela expressão econômica e social da Bahia, o nosso Estado será destaque”, disse Imbassahy ao destacar também que o momento será de “fortalecimento do partido”. A peregrinação do tucano mineiro será iniciada na região Sul, no dia 13 de setembro, onde ele estará na cidade de Curitiba.

FONTE: Tribuna da Bahia                  FOTO: Google

Nenhum comentário: