“Todo cuidado com as crianças. Casos de H1N1 em Conquista e ninguém fala nada!!! Os exames confirmaram: meu filho João Gabriel Piáu está com o vírus.” Clóvis Piau
Foi dessa forma que o Professor Clóvis Piau, através do Facebook, alertou a população sobre a constatação do vírus H1N1 em Conquista. O assunto é sério, já que as autoridades da saúde não divulgaram nenhuma nota à sociedade informando o que foi detectado.
Em seu desabafo, o Professor Clóvis também disse: “Segundo a secretaria de saúde ele é o "primeiro" caso na cidade. Como se ele estava por aqui? A equipe de epidemiologia da secretária disse que só faria algo, no caso de João Gabriel se ele estivesse internado. É o protocolo !! Enquanto isso, as pessoas adocem e propagam o vírus.”
“Minha revolta é que felizmente a gente ainda pode fazer os exames para confirmar o diagnóstico. Temos amigos que auxiliaram e aceleraram os resultados aliados à competência de Andréa Prates . Mas, quantos há que morrem na negligência , morosidade, burocracia e inoperância do serviço publico? Pessoas a quem ajudei eleger e vesti a camisa que ignoram o que ocorre em nossa cidade? Que são omissos diante da dor e angustia dos outros? #tôcomraiva!!!”
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.
Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).
Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. (É o que informa Dr. Drauzio Varella)
Nossos cumprimentos ao Professor Clóvis Piau pela coragem demonstrada ao se expor diante de um problema familiar tão sério, com a fanilidade maior de alertar a sociedade sobre o risco real de contaminação com o vírus H1N1 já identificado em nossa cidade. Também desejamos uma rápida recuperação ao João Gabriel!
Nenhum comentário:
Postar um comentário