sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Malala deixa hospital após cirurgia para reconstrução de crânio

Jovem paquistanesa continuará a reabilitação na casa temporária onde os pais vivem

BRITAIN-PAKISTAN-UNREST-EDUCATION-CHILDREN-RIGHTS-FILES

A jovem Malala em novembro do ano passado- / AFP

LONDRES — Após uma cirurgia de cinco horas no último sábado para reconstruir o crânio e restaurar a audição perdida, a jovem Malala Yousufzai, de 15 anos, deixou o hospital britânico Queen Elizabeth, em Birmingham, onde estava internada. Nas últimas duas semanas, a estudante que ficou famosa por defender a educação das mulheres no Paquistão, passou por duas cirurgias.

Nesta sexta-feira, a equipe médica informou que a jovem estava bem o suficiente para receber alta. Ela continuará a reabilitação na casa temporária onde os pais vivem. Malala foi baleada pelo Talibã à queima-roupa quando deixava a escola. A bala quebrou partes de seu crânio e a deixou surda de um ouvido.

Um dia após a cirurgia, a paquistanesa falou pela primeira vez em público e anunciou a criação de uma ONG.

- Essa é a minha segunda vida. É uma nova vida. E eu quero ajudar as pessoas. Quero que toda mulher, toda criança seja educada. E por isso criamos a Fundação Malala.

Após sobreviver ao ataque, ela chegou a ser cogitada para o Prêmio Nobel da Paz de 2012, e seu pai ganhou um cargo diplomático na Inglaterra, o que dá garantias de que Malala permanecerá no Reino Unido enquanto necessitar de tratamento.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: