Aposentado do INSS que ganha acima do mínimo começa a receber hoje abono de Natal
POR LUCIENE BRAGA
Brasília - Enquanto os reajustes das aposentadorias e do salário mínimo não são definidos, aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do piso vão embolsar um dinheiro extra a partir de hoje. A Previdência Social começa a pagar nesta quarta-feira a segunda metade do 13º salário, para quem tem benefício com finais 1 e 6 (válido também para quem ganha o piso). Amanhã, é a vez de o INSS liberar a segunda parte do abono de Natal para os segurados que têm benefícios de finais 2 e 7. Na sexta-feira, sai o pagamento para quem tem final 3 e 8. Na segunda, dia 6, recebem os segurados do INSS com aposentadorias terminados em 4 e 9. No dia 7, são os finais 5 e zero.
Vale lembrar que a segunda parte virá com desconto de Imposto de Renda, caso o segurado não seja isento. A primeira parcela foi antecipada na folha de agosto e não teve desconto. Com o pagamento da segunda parcela, o INSS injetará mais R$ 9,2 bilhões na economia.
Segurados que começaram a receber benefício a partir do mês de janeiro têm direito ao 13º salário proporcional. É calculado de acordo com o período que recebeu os benefícios e a segunda parcela será menor que 50%.
Não têm direito ao abono de Natal quem recebe os seguintes amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Em relação às negociações do reajuste do mínimo e das aposentadorias maiores para 2011, o clima é de total marasmo. O debate aquecido nas eleições, com promessas de aumento real para os 28 milhões de aposentados e pensionistas, virou silêncio da indefinição sobre nomes que vão compor o primeiro escalão do governo Dilma Rousseff.
Aposentados ficaram no fim da fila e não têm interlocutor durante o período de transição para levar suas reivindicações. Eles aguardam data para encontro com o presidente Lula e a presidenta eleita.
Presidente do Sindicato dos Aposentados da CUT, Luiz Epaminondas, o Luizão, reclama que as negociações estão demorando muito “Não marcaram a reunião com o representante do novo governo. Estão esperando fechar a equipe de ministros”, afirma o sindicalista.
FONTE: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário