Mais uma quadrilha especializada em assalto a banco no interior do estado foi desarticula pela polícia. Sete homens moradores do Bairro da Paz planejaram há três meses realizar mais um roubo, mas eles não esperavam estar sendo vigiados pela Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil (COE), que também infiltraram agentes no bairro para investigar os passos dos assaltantes. Na noite de anteontem, tudo já estava preparado para mais uma ação, quando houve o confronto e morte na BR-324.
Os sete homens ocupavam dois carros, um modelo Doblô e outro Fiat Uno. Eles deixaram o Bairro da Paz por volta das 21 horas, pegando a BR- 324, e os policiais, disfarçados, seguiam o bando de longe. Ao passarem pelo viaduto de Simões Filho, próximo à Fábrica de Biscoito Águia, os policiais interceptaram a quadrilha, que revidou com tiros. No confronto, cinco homens foram mortos, um baleado e outro suspeito foi preso. Já o sétimo envolvido conseguiu escapar pelo mato.
Com eles, a polícia apreendeu dez armas de grosso calibre, sendo quatro metralhadoras, três espingardas calibre 12, um fuzil, uma pistola e um revolver, além de nove coletes à prova de bala, várias munições, máscaras do tipo brucutu, roupas do Exército e aparelhos celulares.
Conforme o coordenador da COE, Marcos Tebaldi, o bando iria assaltar os bancos da cidade de Maragogipe e Itacaré. “Através de investigações realizadas há três meses, descobrimos que o grupo planejava roubar o Banco do Bradesco e do Brasil, além da casa lotérica da cidade de Itacaré. Após a ação, eles planejavam assaltar o banco da cidade de Maragogipe. Foi depois do último assalto ao banco da cidade de Mairí e Ibirapitanga que descobrimos os planos da quadrilha e onde eles se encontravam. A parti daí, colocamos policiais nossos infiltrados no Bairro da Paz, para descobrir a estratégia do bando. Eles nem imaginavam que estavam sendo monitorados”, disse Tebaldi, ressaltando que cerca de quinze pessoas fazem parte da quadrilha.
Os sete assaltantes usavam nomes falsos e três dos que acabaram mortos foram identificados como Eduardo Cerqueira de Souza, mais conhecido como “Duda”; Anderson Alan Paixão Silva Santos, o “Pivete ou Psirico”; Romeu Silva Pinheiro, e dois que não foram identificados. Já Alex Ramos Leite, o “Lequinho”, foi baleado na ação e se encontra internado no Hospital Geral do Estado (HGE). Um comparsa dele conseguiu escapar do cerco policial que envolveu mais de 25 agentes, além da participação da Polícia Rodoviária Federal que bloqueou a pista assim que a quadrilha passou, para evitar que outros condutores saíssem feridos.
Para o secretário de Segurança Pública, César Nunes, a polícia está em festa. “Foram duas grandes quadrilhas desarticuladas em menos de uma semana. Conseguimos evitar mais uma ação do bando em agências do interior do estado. Esses marginais mortos na operação, todos já tinham passagem na polícia por diversos envolvimentos criminais. A polícia vai continuar investigando e, consequentemente, vamos continuar combatendo essas quadrilhas de assaltantes de banco”, ressaltou o secretário.
FONTE: Tribuna da Bahia por: Silvana Blesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário