sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MPF DENUNCIA MALUF E TUMA POR OCULTAÇÃO DE CADÁVER

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e o senador Romeu Tuma (PTB-SP) foram denunciados por ocultação de cadáveres de opositores da ditadura militar, entre 1964 e 1985, nesta quinta-feira (26) pelo Ministério Público Federal (MPF).

Corpos dos desaparecidos foram encontrados na década de 80 em valas de indigentes nos cemitérios de Perus e Vila Formosa, na cidade de São Paulo, administrada várias vezes no período pelo pepista.

Já Tuma foi chefe do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Dops) entre 1966 e 1983. A ação, encaminhada à Justiça Federal, aponta que “É possível afirmar, portanto, que Paulo Maluf contribuiu – na condição de prefeito – para a destinação do Cemitério de Perus ao sepultamento clandestino de dissidentes políticos da ditadura, como parte do projeto de governo autoritário do qual tomava parte”.

Em relação ao senador, o MPF afirma que embora fosse delegado, ele atuou também sob as “ordens do Exército”. “Os Dops serviram, desde então, a formalizar as prisões ilegais e violentas que, depois de diversos interrogatórios, em regra sob tortura, dariam ensejo a processo penal militar”.

A promotoria quer que eles sejam condenados à perda de suas funções públicas ou aposentadorias, além de pagar indenização de, pelo menos, 10% do patrimônio pessoal de cada um. Contudo, os seus mandatos eletivos não poderão ser afetados.

(Evilásio Júnior)

 

FONTE: Bahia Notícias - Samuel Celestino  

FOTOS: Fábio Pozzebom/ Joaquim Cruz/ Agência Brasil

Nenhum comentário: