quinta-feira, 31 de março de 2011

História da Expoconquista

Um evento de quase 80 anos

A 1ª exposição agropecuária conquistense (hoje Expoconquista) foi realizada em 1933, com o nome de “Feira de Animais”. Mas, desde 1918, vindo de Fortaleza (atual município de Pedra Azul – MG) o Cel. Theopompo de Almeida, com um plantel de reprodutores zebu das raças Guzerá e Nelore, vendia seus animais a pecuaristas locais. Theopompo foi um dos grandes criadores e comerciantes de gado da região. Incentivando a pecuária local, buscou promover a Primeira Exposição Agropecuária de Conquista em 1933. Por conta disso o nome do Parque de Exposições de Conquista o homenageia.

O Parque de Exposições situava-se fora do perímetro urbano de Conquista

Justino Gusmão, Virgílio Ferraz, Deraldo Mendes, Zeferino Correia, Pompílio Nunes, Régis Pacheco, entre muitos outros, foram grandes pecuaristas do passado conquistense. Conquista tinha o maior criatório de bovino do Estado, conforme publicação do “Àlbum Artístico, Comercial e Industrial do Estado da Bahia”, em 1930. Perdeu esta posição porque muitos dos antigos distritos onde se criavam gado e era a “Bacia Leiteira” do Município se emanciparam. Virgílio Ferraz de Oliveira foi um dos primeiros a introduzir gado selecionado na região, na sua fazenda “Quilombo”. Deraldo Mendes, nos anos 30, foi o maior criador de gado desta região.

Não se têm notícias das 2ª, 3ª e 4ª exposições agropecuárias de Conquista, nem quando elas foram realizadas. A 5ª, realizada em 1953, contou com a presença do então Governador Régis Pacheco. Na 6ª, que aconteceu em 1957 e promovida pela Associação Rural do Sudoeste Bahiano, foi inaugurado o “Pavilhão Nozinho Sales”, no Parque Teopompo (sem “h”) de Almeida, empreendida pelo então presidente da entidade Pedro Morais Filho. Pelo calendário da época, a “Feira de Animais” (precursora da Exposição Agropecuária Conquistense), era efetivada num espaço de quatro anos entre uma e outra. Daí a 7ª só ter ocorrido em 1961. Na época ficou determinado que o período entre um evento e outro tinha de ser reduzido , passando de quatro anos para dois. A 7ª contou com a presença do Governador Juracy Magalhães. A próxima exposição, portanto, foi em 1963. Era a 8ª, encerrada pelo Presidente da República João Goulart, que veio a Conquista inaugurar o asfaltamento da BR-116. A próxima edição do evento, em 1965, recebeu o nome de 9ª Exposição de Animais e Produtos Derivados, alargando o leque de opções à mostra. O evento contou, no ato de abertura, com a presença do Governador Lomanto Júnior. A 10ª, ocorrida em 1967, não obteve o entusiasmo das anteriores. A 11ª, que se realizou em 1969, teve, no ato de abertura, a presença do Governador Luiz Viana Filho. A 12ª, que aconteceu em 1971, teve até paraquedismo no Estádio Lomanto Júnior. A seguinte (13ª), realizada no ano de 1973, contou, inclusive, com a presença do embaixador da Índia, Mr. Prithi Sing. A 14ª (acontecida em 1975) e a 15ª (ocorrida em 1977) não tiveram a presença do Governador Roberto Santos (então aliado a ACM), mesmo porque a cidade era administrada pela oposição ao grupo carlista, que comandava o Estado. Mas, em 1979, quebrando esta barreira, o próprio Governador Roberto Santos veio prestigiar a 16ª Exposição Agropecuária de Conquista. A 17ª (1981), 18ª (1983) e 19ª (1985) também não contaram com a presença dos Governadores Antônio Carlos Magalhães e João Durval. A 20ª, acontecida em 1987, contou com a presença do Governador Waldir Pires (PMDB). No final dos anos 80 o evento começou a ser realizado todos os anos, e já era “Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Vitória da Conquista”.

COLABORAÇÃO: Delano Andrade da Silveira, Salvador – BA.

Nenhum comentário: