quinta-feira, 31 de março de 2011

A História da Coopmac

Por Luis Fernandes

A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda. (Coopmac) tem sua origem na antiga “Associação dos Fazendeiros e Agricultores do Sertão Sudoeste da Bahia”, que já existia sem caráter legal , antes de 1930 (“O Combate”, edição de 23 de março de 1930). Em 1932 esta Associação tomou o nome de “Sociedade dos Fazendeiros, Agricultores e Criadores do Sudoeste da Bahia” (“O Combate”, edição de 11 de junho de 1932). No ano seguinte (1933), no mês de novembro, foi iniciada a construção da “Estação de Monta”, mais tarde denominada “Posto Experimental de Criação”, dirigida pelo Sr. Ferreira. Era em frente ao Parque de Exposições, na Avenida Genésio Porto.
Em março de 1953 já era “Sociedade Rural do Sudoeste Bahiano” (fundada em 12 de maio de 1940), sendo, nesse mesmo ano, mudado para “Associação Rural do Sudoeste Bahiano”, conforme explicou o seu presidente em 1953, Virgínio de Almeida Maciel. Em 1959 esta Associação, ao que se conclui, estava dividida em duas: “Associação Rural de Vitória da Conquista” (fundada em 18 de janeiro de 1958) e “Sociedade Rural do Sudoeste Bahiano”, sendo esta incorporada àquela, conforme nota do jornal “O Conquistense”, edições de 21 e 28 de fevereiro de 1959. A Associação Rural estava sediada na Rua Ernesto Dantas, nº 7, 1º andar. Assinaram, pela Associação Rural, Ivo Vilaça Freire de Aguiar, e pela Sociedade Rural do Sudoeste, Juarez Hortélio. Em agosto de 1960 era presidente da Associação Rural o Dr. Orlando Leite.

A Coopmac foi criada em 8 de outubro de 1960. O seu primeiro presidente foi Jaymilton Gusmão Cunha, eleito no mesmo dia. Em junho de 1962 incorporou a “Cooperativa de Consumo de Vitória da Conquista”. Em 1963 era presidente o Dr. Orlando da Silva Leite; em 1966 o Dr. Esaú Vieira Matos; em 1968, Ubirajara Andrade Fernandes que, em 13 de abril do mesmo ano, promoveu a reforma do estatuto social, passando a denominar-se Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda. Antes, porém, a Associação Rural doou todo o seu acervo patrimonial à “Cooperativa Agropecuária Conquistense de Compras em Comum”, em 7 de fevereiro de 1968, por força do decreto-lei nº 148, de 8 de fevereiro de 1967, sancionado pelo Governo do Estado, fazendo com que as Associações Rurais perdessem seu poder de representatividade classista.
Em 1977 foi presidente da Coopmac Guilherme Gomes Lamego, que ficou, na sua primeira gestão, até 1984. Não se pode deixar de consignar na história da Coopmac dois nomes que foram seus benfeitores: Tertuliano Gusmão Sales (que doou o terreno onde está o “Parque de Exposições Theopompo de Almeida”) e Iris Geraldo da Silveira (que doou o terreno da sede que se situava na Rua Maximiliano Fernandes), cuja construção foi iniciada por Juvenal de Oliveira, quando na presidência da antiga Associação Rural, e terminada na gestão de Guilherme Lamego na Coopmac em seu 1º mandato.

COLABORAÇÃO: Delano Andrade da Silveira, Salvador  BA.

Nenhum comentário: