quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Projeto revitaliza nascentes do rio Verruga

Ações vão contribuir para melhorar a qualidade das águas e promover um ganho em biodiversidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto de Gestão das Águas e Clima/Ingá, está desenvolvendo o projeto “Restauração das Nascentes do Rio Verruga”. Estão sendo investidos mais de R$ 60 mil para a recuperação de três importantes nascentes do rio: uma localizada nas proximidades do bairro Nossa Senhora Aparecida e outras duas dentro da Reserva Ambiental do Poço Escuro.
O projeto prevê a recomposição da vegetação, com o plantio de três mil espécies nativas adaptadas à área, a melhoria da qualidade da água das nascentes e um seminário de avaliação e discussão sobre questões pertinentes ao rio. A nascente localizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida sofreu durante mais de 50 anos com a degradação do homem e, nesse local, a Prefeitura desenvolverá um trabalho de recomposição do solo. A estimativa é que 30 mil pessoas, cerca de 7 mil famílias, vivam nas proximidades das três nascentes, e estão diretamente vinculadas aos recursos hídricos e patrimônio ecológico local.
As atividades do projeto já foram iniciadas e seguem até julho de 2011. O levantamento fitossociológico das áreas que serão reflorestadas está em andamento. A avaliação da qualidade da água das nascentes foi realizada e atestou que, nesses locais, a qualidade da água está dentro dos limites aceitáveis pela Legislação Federal.
Entretanto, a poluição do Rio Verruga ganha força nos seus corredores e, por conta disso, uma das metas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é desenvolver intervenções específicas para melhorar as condições do rio, ao longo de seu curso.
As ações de Educação Ambiental são feitas com frequência e serão intensificadas, pois esse é um instrumento importante no sentido de mudar comportamentos, levar informação e contribuir para que toda comunidade conquistense seja beneficiada dentro do âmbito das questões ambientais.
A restauração das nascentes do rio Verruga terá um grande impacto ambiental para a sociedade, pois a conservação dos leitos dos rios mantém a qualidade das águas e, além disso, promove um ganho em biodiversidade, pois as regiões que margeiam os rios podem ser consideradas verdadeiros “corredores de vida”, já que são habitat para diversas espécies animais e servem de caminho para o transporte de sementes.

FONTE: Secom – PMVC                     Foto: Emanuel Nem Moraes

Nenhum comentário: