sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Avião desaparecido na Amazônia é encontrado

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O avião C-98 Caravan da FAB (Força Aérea Brasileira) que desapareceu ontem na Amazônia foi encontrado no meio da floresta nesta sexta-feira (30). De acordo com a assessoria de imprensa da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), há nove sobreviventes. Ao todo, 11 pessoas viajavam na aeronave.
Segundo nota do Comando da Aeronáutica, a aeronave foi encontrada nesta manhã por índios da tribo Matis, que notificaram a Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre a descoberta. A Força Aérea já iniciou a operação de resgate.
O C-98 Caravan encontra-se entre as aldeias Aurélio, do povo Matis, e Rio Novo, dos Murugos, próximo a um afluente do rio Javari.
O avião pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), sediado em Manaus (AM). Ele decolou de Cruzeiro do Sul (AC) por volta das 10h30 (horário de Brasília) de ontem e deveria ter chegado às 12h15 no seu destino: Tabatinga (AM). O avião transportava técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e emitiu um sinal de emergência 58 minutos após a decolagem. Segundo a Aeronáutica, eram boas as condições meteorológicas no horário do desaparecimento da aeronave.
Hoje, foram divulgados os nomes das 11 pessoas que estavam a bordo do C-98. Os quatro tripulantes são o primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, o segundo-tenente José Ananias da Silva Pereira, o suboficial Marcelo dos Santos Dias e o primeiro-sargento Edmar Simões Lourenço. Os sete passageiros são os técnicos Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima, e a enfermeira Jositéia Vanessa de Almeida.

 Divulgação/FAB

Imagem de arquivo mostra modelo idêntico ao que desapareceu

  • Mais de cem militares participavam da operação de buscas, sendo que 36 militares --entre médicos, enfermeiros e especialistas em resgate--, foram deslocados para a região delimitada pela FAB como provável local do acidente.
    A Funasa informou que os familiares dos profissionais desaparecidos, que moram em Atalaia do Norte (AM), estão recebendo assistência da prefeitura do município. O diretor do de Saúde (Desai) da Funasa, Wanderley Guenka, viajou para Cruzeiro do Sul (AC) para acompanhar as buscas.

FONTE: Uol

Nenhum comentário: