sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Daiane dos Santos é flagrada por doping

Se condenada, ginasta brasileira pode pegar suspensão de até dois anos

GLOBOESPORTE.COM Lausanne, Suíça

Agência/O Globo

Daiane dos Santos cai no antidoping

 

A brasileira Daiane dos Santos foi flagrada em um antidoping realizado em julho deste ano. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulgou, nesta sexta-feira, que o exame da ginasta deu positivo para a substância proibida furosemida, um tipo de diurético.
O site da FIG informa que Daiane já foi notificada, e que o caso foi submetido à comissão disciplinar da entidade. A ginasta tem até o dia 13 de novembro para pedir uma audiência e dar suas explicações.

Depois desta data, a comissão da FIG vai enviar suas conclusões para a comissão presidencial da entidade, que tomará uma decisão sobre a punição da brasileira. Se condenada, Daiane pode ser suspensa das competições por um período de até dois anos. A atleta terá 21 dias para recorrer ao Tribunal de Apelações da FIG. 

O Pinheiros, clube de Daiane dos Santos, ainda não se pronunciou sobre o caso, mas fará uma reunião ainda nesta sexta-feira para decidir que medidas tomar. A atleta foi orientada pelo clube a não treinar no dia hoje.

Aos 26 anos, a ginasta traçou como objetivo se aposentar depois dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Após disputa das Olimpíadas de Pequim-2008, ela se submeteu a mais uma cirurgia no joelho e só voltou a treinar no mês passado. Daiane entrou para a história da ginástica ao conquistar em 2003, na cidade americana de Anaheim, a primeira medalha de ouro para o Brasil num Mundial. 

A furosemida é um diurético e faz parte da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) por ser considerada um agente mascarante, ou seja, que dificulta a constatação nos exames antidoping de esteroides e outras substâncias dopantes.

FONTE: www.globo.com

Nenhum comentário: