sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Biblioteca Municipal implanta Centro Digital de Cidadania

cdc2 A Biblioteca Municipal José Sá Nunes vai ganhar mais um importante instrumento de inclusão social: o Centro Digital de Cidadania-CDC que, além de proporcionar lazer e acesso gratuito ao mundo digital, pretende informar a população sobre serviços públicos, direitos e deveres do cidadão, ofertas de emprego, cultura e lazer, contribuindo para o pleno exercício da cidadania.
Além da leitura dos livros, os usuários da biblioteca poderão ampliar seu conhecimento na sala equipada com 10 computadores, uma série de softwares livres instalados e conectados à Internet banda larga, que podem ser utilizados para acessar páginas Web, o correio eletrônico; produzir trabalhos e documentos; ou desenvolver estudos e pesquisas.
Segundo o diretor da Biblioteca, Dernival Araújo, o Centro Digital vai favorecer toda a população, especialmente estudantes de escolas públicas que freqüentam a Biblioteca Municipal e não tem acesso ao computador em casa, nem na escola: “E aqui vai funcionar como uma sala de aula, onde serão oferecidas oficinas, palestras sobre os mais variados temas e ao mesmo tempo vamos oferecer cursos, fazendo também parcerias com outras entidades para dar uma funcionalidade maior para o CDC”, informa.
Um monitor da Biblioteca atuará no Centro Digital de Cidadania das 08h às 18h, para auxiliar as pessoas que ainda não sabem manusear a ferramenta. “O centro á aberto a qualquer pessoa da comunidade. Vai ter um cartão de cadastramento, vai ter uma senha e, a partir daí, a pessoa vai poder visitar o CDC e se inscrever nas oficinas”, explica Dernival.

cdc
Cidadania - O Centro Digital de Cidadania - CDC faz parte do Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI), que visa garantir à população baiana o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através dos recursos tecnológicos das redes de computadores.
“O Governo do Estado já possui uma política de inclusão sociodigital e nós buscamos informações, saber como funcionava e quais eram os procedimentos, os caminhos para nós adquirirmos, visto que a Biblioteca era o espaço ideal para a implantação de um CDC desse. Então fizemos os contatos e agora nós conseguimos alcançar, através do prefeito Guilherme Menezes e da secretária da Transparência Nadjara Régis, que se empenhou e a gente conseguiu que a Biblioteca fosse contemplada por esse CDC”, explica o diretor da biblioteca.

Fotos: Emanuel Nem Moraes  FONTE: Site oficial do município

Nenhum comentário: