segunda-feira, 29 de julho de 2013

'Um até breve com saudades', se despede o Papa

Em discurso final da Jornada na Base Aérea do Galeão, Santo Padre pediu que fiéis rezassem por ele

por FRANCISCO EDSON ALVES

6tk23ont2uvr85zxmnaszbnazPapa Francisco embarcando para Roma

Rio - No discurso final do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, na Base Aérea do Galeão, antes de embarcar com a comitiva para Roma, o Santo Padre se despediu de forma emocionada. "Eu lhes digo um 'até breve' com saudades e peço que não esqueçam de rezar por mim. Sentirei saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração, deste povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, do entusiasmo de tantos jovens e voluntários. Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação; não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários. Um abraço para todos e que Deus os abençoe!", afirmou o Sumo Pontífice.

Antes da despedida, ele agradeceu à presidenta Dilma Rousseff pela acolhida. "De modo particular agradeço à senhora presidenta, aqui representada pelo seu vice-presidente, por ter-se feito intérprete dos sentimentos de todo o povo do Brasil para com o Sucessor de Pedro", disse. O vice-presidente Michel Temer fez um discurso antes do Papa. "Papa Francisco não encantou apenas os jovens. Sua gentileza, simplicidade, delicadeza fizeram ele tocar em todos os corações. É um verdadeiro evangelizador", colocou Temer.

Antes de subir ao palco, o Santo Padre recebeu flores de uma família. Antes dos discursos, os hinos do Vaticano e do Brasil foram tocados. No caminho para o avião, cumprimentou várias autoridades, entre elas o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral. O cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta também acompanhou a comitiva papal.

Muito aplaudido, Francisco embarcou às 19h20 no avião. Antes de entrar na aeronave, ele fez o sinal da cruz e acenou para os presentes. Às 19h35, o avião levantou voo.

'Sejam revolucionários, vão contra a corrente', diz Papa em encontro com jovens

No último evento antes de embarcar na Base Aérea do Galeão, o Papa Francisco falou a voluntários e peregrinos no Riocentro, na tarde deste domingo, e elogiou a atuação dos voluntários e peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude. "Sejam revolucionários, vão contra a corrente. Não tenham medo do que Deus lhes pede', pediu o Sumo Pontífice.

O Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, ficou sentado ao lado de Francisco, que ganhou uma camisa de uma fiel da Polônia, onde será realizada a próxima Jornada. Em cada pausa, o Santo Padre era ovacionado pelos mais de 12 mil presentes. "Deus tem um projeto para cada um. Há maior alegria em dar do que em receber. Podem contar com as minhas orações, pois eu sei que posso contar com as orações de vocês", disse.

FONTE: O DIA         FOTO: Reuters

Nenhum comentário: