quarta-feira, 26 de junho de 2013

CDL revela que quase 600 mil pessoas estão com as contas em atraso na Bahia

por Alessandra Nascimento

crise

Cerca de 580 mil pessoas na Bahia se encontram inadimplentes. A informação é da Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL. Segundo Carlos Roberto Oliveira, superintendente da entidade, o índice médio de inadimplência é de 7% e o tíquete médio da divida é de R$ 660,00. “Dados indicam que os maiores devedores são mulheres, esse montante atinge 52% das mulheres para 48% dos homens. A faixa etária que lidera a inadimplência são aquelas entre os 21 aos 30 anos”, cita. Ele esclarece os procedimentos necessários à reativação do crédito. “

A CDL orienta procurar o credor e negociar a dívida. Hoje em dia, praticamente todas as empresas  possuem setores específicos para facilitar a negociação. A CDL também possui um setor específico destinado a auxiliar o consumidor a negociar seu débito e ter seu nome reabilitado. Ele se chama Departamento de Atendimento ao Consumidor – DEACON, que funciona como facilitador para uma negociação entre devedor e credor e o telefone é 3320-4034”, avisa.

Questionado sobre a expectativa do varejo no tocante diante do momento de endividamento, ele faz considerações: “O atual índice de inadimplência, em média de 7%, é um índice considerado alto. Ele decorre da conjuntura econômica atual, com aquecimento das vendas, aumento do poder de compra, recuperação nos índices de emprego, e principalmente facilidade de crédito”, cita e menciona que o índice se encontra na média quando comparado ao ano de 2012.

Cheques sem Fundos

Recentemente o Indicador Serasa Experian registrou aumento na emissão de cheques sem fundos. A entidade divulgou que foram devolvidos, em maio, 2,15% de cheques em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

O percentual foi maior que os 2,09% de devoluções verificados em abril, porém menor que os 2,20% observados em maio de 2012. O Indicador apontou que de janeiro a maio de 2013, houve 2,10% de devoluções, contra 2,08% em igual período de 2012. Os economistas da Serasa Experian apontam que o aumento na devolução de cheques sem fundos em maio é decorrente da sazonalidade do mês.

As compras do Dia das Mães aliadas ao endividamento do consumidor e ao comprometimento de renda com prestações levaram ao aumento da inadimplência neste meio de pagamento. O Indicador apresentou resultados da Bahia. Segundo o estudo, a devolução de cheques no Estado em maio deste ano foi de 3,81% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 3,57% registrada em abril de 2013.

Em maio do ano passado, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na Bahia havia sido de 3,69% do total de cheques compensados. 

FONTE: Tribuna da Bahia              FOTO: Google

Nenhum comentário: