sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fotos de príncipe Harry pelado são publicadas por tabloide britânico

Contrariando a monarquia, ‘The Sun’ é o 1º jornal do Reino Unido a publicar imagens

 


Capa do jornal ‘The Sun’, publicada nesta sexta-feira
Foto: ReproduçãoCapa do jornal ‘The Sun’, publicada nesta sexta-feira Reprodução

LONDRES — A mobilização da monarquia britânica para impedir que a imprensa nacional publicasse as comprometedoras fotos do príncipe Harry, tiradas em seu quarto do hotel em Las Vegas, teve um efeito apenas efêmero, já que, 24 horas depois, o tabloide “The Sun” decidiu publicar as imagens do terceiro na linha de sucessão britânica totalmente pelado e abraçando uma jovem. Quase a metade da primeira página do jornal de sexta-feira mostra uma foto do príncipe nu cobrindo o órgão genital com as mãos enquanto uma suposta mulher nua se esconde atrás dele.

Nenhum meio de comunicação escrito ou audiovisual do Reino Unido havia se atrevido a dar este passo, diante da ameaça da casa real de plantear uma demanda legal pela “invasão de privacidade do príncipe”. Duas fotos do príncipe nu foram publicadas em primeira mão pelo site de celebridades TMZ na quarta-feira.

- Para nós, é uma questão de liberdade de imprensa - disse David Dinsmore, editor-chefe do diário mais lido do país e propriedade do magnata Rupert Murdoch. - É uma situação ridícula. Milhões podem ver as fotos na internet, mas não no jornal favorito de 8 milhões de britânicos.

Suas declarações refletem o consenso mostrado por toda a imprensa nesta quinta-feira na hora de descartar a divulgação do material, limitando-se apenas a relatar as andanças do neto da rainha Elizabeth II no luxuoso hotel no deserto de Nevada.

Logo após a divulgação das fotos pelo site americano TMZ, na quarta-feira, os assessores da família real confirmaram se tratar de Harry, mas, ao mesmo tempo, apelaram à Comissão de Queixas da Imprensa. Os jornais e as televisões sucumbiram à autocensura, no momento em que ainda se desconhece o impacto da Comissão Leveson, que investiga o escândalo de escutas telefônicas ilegais e questiona o código de ética da profissão.

Na sua edição de quinta-feira, o “The Sun”, que geralmente não abre mão de se intrometer na intimidade de famosos, optou por ilustrar a matéria sobre Harry com uma foto de um de seus jornalistas na mesma posição do príncipe.

A decisão do “The Sun” é tomada um ano depois de o “News of the World”, também de Murdoch, fechar pelo escândalo dos grampos. Enfrentando o establishment britânico, que lhe obrigou a depôr numa comissão parlamentar, o magnata parece estar promovendo uma revanche. A opção por usar as fotos pode se dever também ao fato de o jornal irlandês “The Irish Independent“, que tem presença destacada nas bancas britânicas, ter publicou as imagens.

FONTE: Globo.com

Nenhum comentário: