domingo, 24 de junho de 2012

Número de mortos em acidentes de moto cresce 95% no estado

Estudo do Ministério da Saúde revela que o número de mortes de motociclistas quase dobrou em três anos na Bahia. O aumento é muito maior que o registrado no país

por Anderson Sotero

Há um ano o advogado Naim Jorge Neto, 27, luta para se recuperar. Ele voltava para casa, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, quando, por conta de um engarrafamento próximo ao Hospital do Aeroporto, freou a motocicleta que conduzia. O carro que vinha atrás dele, porém, não parou. Com o impacto da colisão, o corpo do advogado foi arremessado e a moto ficou imprensada entre dois veículos.


O drama de Naim faz parte de um quadro de acidentes envolvendo motocicletas que tem aumentando nos últimos quatro anos. Muitas vezes termina de forma trágica. Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira, o número de mortes na Bahia quase dobrou em três anos: 521 mortes de motociclistas em 2010 contra 267 em 2008, um aumento de 95% - quase cinco vezes maior do que o registrado em todo o país no mesmo período.

“Fraturei oito costelas, perfurei o pulmão, tive hemorragia interna, três lesões na coluna e fiquei em coma por 17 dias”, diz o advogado, que chegou a ficar quatro meses sem andar e perdeu o movimento do braço direito.


Ainda segundo o levantamento, o número de internações pagas pelo SUS decorrentes desse tipo de acidente em todo o estado saltou de 1.800 casos em 2008 para 4.191 em 2011. Esse aumento -  de 133% - gerou no ano passado um gasto para os cofres públicos de R$ 2.342.919,38 a mais que em 2008.

FONTE: Correio da Bahia

Nenhum comentário: