segunda-feira, 9 de abril de 2012

EUA anunciam dois novos consulados no Brasil, e Salvador fica de fora

LUCIANA COELHO DE WASHINGTON - VERENA FORNETTI ENVIADA ESPECIAL A WASHINGTON

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anunciou dois novos consulados no Brasil: em Porto Alegre e em Belo Horizonte.

Em encontro nesta segunda-feira com empresários brasileiros e americanos na Câmara de Comércio Americana em Washington, a chefe da diplomacia disse que os EUA estão comprometidos em facilitar a entrada de brasileiros nos EUA.

Clinton, que estará no Brasil na próxima semana, afirmou que as relações com o Brasil são prioridade para o governo Obama, que pretende ampliar tanto o fluxo de turistas quanto o de negócios entre os países.

Não foi divulgado quando os novos postos consulares serão inaugurados.

No final de janeiro, o presidente Barack Obama anunciou medidas para facilitar a concessão de vistos para brasileiros considerados de baixo risco. Nacionais de outros países também foram beneficiados. Entre as ações está a possibilidade de dispensar brasileiros da entrevista no consulado.

Obama também anunciara a intenção de elevar em 40% a capacidade de atendimento das autoridades consulares no Brasil e na China.

Em março, foi anunciado que o governo dos Estados Unidos pretende criar uma fila rápida na imigração americana para facilitar a entrada de viajantes brasileiros frequentes no país. A medida ainda depende de acordo com o governo brasileiro.

Paul J. Richards/France Presse

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em encontro com empresários na Câmara de Comércio Americana em WashingtonA secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em encontro com empresários na Câmara de Comércio Americana em Washington

FONTE: FOLHA.com

Nenhum comentário: