segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Renomado pianista, Ricardo Castro, faz concerto em Conquista

Integrando a programação do Natal da Cidade, edição 2011, será realizado em Vitória da Conquista um concerto musical com o renomado pianista Ricardo Castro. Indicado ao “Prêmio Bravo! de Personalidade” deste ano, o baiano, radicado na Suíça desde 1984, se apresenta nesta segunda-feira, 19, na Casa Régis Pacheco, às 19h30.
Natural da cidade de Vitória da Conquista, Ricardo Castro começou a tocar piano com apenas 3 anos de idade, espontaneamente. Aos 5 foi admitido em caráter excepcional nos Seminários de Música de Salvador, famosa escola que hoje faz parte da Universidade Federal da Bahia/ UFBA. Estudou na Europa e lá foi vencedor de vários concursos na área.
Profissionalizou-se e, atualmente, o pianista é professor de um grupo exclusivo de jovens músicos profissionais na Haute École de Musique de Lausanne, no país onde mora. Ricardo Castro comanda ainda o Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia/Neojiba, um programa pioneiro no Brasil inspirado no famoso El Sistema, da Venezuela, que aposta na formação musical para crianças desfavorecidas, melhorando a condição social de milhares delas.
O pianista é bastante elogiado pela crítica nacional e internacional. De acordo com a revista francesa Le Monde de la Musique, “Ricardo Castro é um mestre da arquitetura pianística, produzindo sonoridade incomum. Ele toca como um gigante da música [...]. Um pianista a ser observado de perto”. Logo, se você gosta de boa música e deseja se emocionar ao som de um belíssimo piano, não perca a apresentação gratuita de Ricardo Castro. É nesta segunda-feira, às 19h30, na Casa Régis Pacheco.

FONTE: Secom - PMVC

Nenhum comentário: