domingo, 11 de dezembro de 2011

Americano de 14 anos escapa de sequestradores nas Filipinas

DA EFE, EM MANILA (FILIPINAS)

Kevin Lunsmann, um americano de 14 anos, conseguiu escapar após passar quase cinco meses sequestrado por supostos terroristas relacionados com a Al Qaeda em uma remota região ao sul das Filipinas, informaram neste domingo fontes policiais.

Kevin conseguiu ligar no sábado (10) à tarde para as autoridades em uma aldeia da ilha de Basilan após andar descalço pela selva durante dois dias, disse o prefeito da localidade de Lamitan, Roderick Furigay.

"Demos comida para ele porque estava faminto e disse que estava bem, embora cansado", afirmou Furigay à imprensa local.

O adolescente, com cortes e arranhões, disse a seus sequestradores que queria tomar um banho no rio, momento que aproveitou para fugir, e seguiu um rio até que se encontrou com alguns aldeães.

SEQUESTRO

Kevin foi sequestrado junto com sua mãe e um parente filipino no dia 12 de julho enquanto passavam férias na ilha de Tigtabon, na região de Mindanao.

A mãe, Gerfa Yeatts, foi liberada no dia 2 de outubro, enquanto o parente, Romnick Jakaria, também escapou duas semanas mais tarde.

As autoridades culpam a Abu Sayyaf pelo sequestro, um grupo terrorista fundado em 1991 por um grupo de ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a União Soviética e relacionado com a Al Qaeda.

A este grupo foram atribuídos vários dos ataques mais sangrentos dos últimos 15 anos no arquipélago e um alto número de sequestros de locais e estrangeiros no convulso sul do país.

FONTE: FOLHA.com

Nenhum comentário: