quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governo lança campanha para adoção de crianças com mais idade

Atualmente há 4,5 mil crianças aguardando adoção em abrigos

 

O governo lançou nesta terça-feira (24), em conjunto com a ONG Aconchego, a campanha “Adoção: família para todos”, que busca estimular a adoção de crianças com mais de três anos de idade. No Brasil, a maioria das pessoas interessadas em adotar procura bebês de cor branca.

“As crianças que têm idade superior a quatro, cinco anos, ou quando são irmãos, só são adotadas, em geral, por casais estrangeiros. Esse evento visa chamar a atenção do país para essa realidade. Nossos abrigos estão lotados. Precisamos de mais gestos de generosidade de brasileiros, de famílias que se disponham a fazer a adoção”, afirmou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que adotou duas meninas.

De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, mais de 90% dos brasileiros ainda preferem adotar crianças brancas e menos de um terço aceitam crianças negras. Entre os meninos e meninas que crescem em abrigos, 65% são negros. Atualmente há 4,6 mil crianças aptas à adoção.

“Muitas pessoas buscam perfis étnicos específicos. É importante que as pessoas abram possibilidade de adoção que busquem o perfil que as crianças têm. Pode ser muito feliz a adoção de uma criança com mais idade”, afirmou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Para Gilberto Carvalho, é preciso ainda rever alguns pontos da Lei de Adoção para desburocratizar o processo. “O processo de adoção ainda é burocrático, tem demora muito grande. De um lado [a demora] é para ver se as famílias têm condição de adotar, mas, por outro lado, emperra muito”, disse o ministro.

FONTE: Correio da Bahia       As informações são do G1.

Nenhum comentário: