quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SALVADOR: PMDB rompe e anuncia oposição a João

FOTO: Margarida Neide/Agência A TARDEGeddel (à esq.) acompanha, de semblante fechado, a leitura do documento divulgado pelo PMDBGeddel (à esq.) acompanha, de semblante fechado, a leitura do documento divulgado pelo PMDB

A partir da publicação de uma carta aberta, com críticas à postura política e administrativa do prefeito, o PMDB oficializou nesta quarta-feira, 19, o rompimento com João Henrique e orientou os seus vereadores a adotarem postura oposicionista na Câmara de Vereadores.

A decisão foi tomada depois de uma reunião a portas fechadas na sede do partido, no Costa Azul, com a presença do  ex-ministro da Integração Geddel Vieira Lima, do presidente estadual da legenda, Lúcio Vieira Lima, e do presidente do diretório municipal, Fábio Mota.


No documento, o PMDB afirma que não identifica mais João Henrique como representante do partido, e argumenta que “os sucessivos desacertos administrativos passaram a colocar em risco a governabilidade”.

O partido denuncia que a prefeitura não é capaz de concretizar aplicações de recursos já aprovados no governo federal, como a requalificação da Avenida Vasco da Gama e a recuperação de ruas no subúrbio. E afirma que nas eleições de 2010 a reeleição da deputada Maria Luiza “passou a ser o único e preponderante projeto da prefeitura ao qual tiveram que se subjugar os interesses da administração”.

O secretário municipal de Comunicação, Diogo Tavares, informou que houve mudanças no projeto da Vasco da Gama para atender condicionantes ambientais e que as obras no subúrbio estão 70% concluídas. “Sobre política (o caso Maria Luiza) o prefeito  prefere não comentar”.

Pedido de desfiliação - Para confirmar o rompimento bilateral entre João Henrique e o PMDB, a assessoria jurídica do prefeito protocolou, no final da tarde desta quarta uma ação declaratória de existência de justa causa para a desfiliação partidária no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O argumento, de acordo com a assessora jurídica, Cristiane Menezes, é que o prefeito vem sofrendo uma “grave discriminação do PMDB, com atitudes de revanchismo e marginalização”.  O estopim para a decisão de desfiliar-se do PMDB seria os comentários do ex-ministro Geddel Vieira Lima no Twitter, sobre a suspensão de sua filiação e a possibilidade de expulsão do partido.  

O secretário de Comunicação da prefeitura, Diogo Tavares, informou que não há qualquer definição sobre para qual partido João Henrique iria, no caso de sua desfiliação do PMDB.

FONTE: A TARDE

Nenhum comentário: