domingo, 2 de janeiro de 2011

Dilma conversa sobre trem-bala com ministros de Japão e Coreia do Sul

Segundo Patriota, foram discutidas parcerias em área de alta tecnologia. Presidente se reuniu com sete autoridades estrangeiras neste domingo.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o ex-primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, durante encontro no Palácio do Planalto Dilma Rousseff cumprimenta o primeiro- ministro do Japão, Taro Aso, durante encontro no
Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert / PR)

A presidente Dilma Rousseff conversou neste domingo (3) com os primeiros-ministros de Coreia do Sul, Kim Hwang-Sik, e Japão, Taro Aro, sobre possibilidades de parcerias para a construção do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará São Paulo a Campinas e Rio de Janeiro.

Japão e Coreia do Sul têm interesse em participar do leilão para construção do veículo, marcado para 29 de abril deste ano. Segundo o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, o Brasil quer expandir com os dois países a cooperação na área de alta tecnologia.

“[Com o primeiro-ministro da Coreia do Sul] se falou de uma parceria estratégica em áreas de alta tecnologia. Há uma grande complementaridade entre as duas economia e um desejo de ampliar a cooperação em setores como energia nuclear, petróleo e construção naval. Conversamos sobre trem-bala com Coreia do Sul e Japão”, afirmou.

Dilma dedicou o primeiro dia de trabalho como presidente a reuniões com autoridades estrangeiras. Além dos premiês sul-coreano e japonês, ela recebeu outros cinco colegas de outros países. A primeira reunião foi com o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon. Segundo Patriota, o príncipe entregou uma carta do rei da Espanha, Juan Carlos, parabenizando Dilma pela posse.

FONTE: Globo.com

Nenhum comentário: