quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Brasileiros confiam em Deus, em seus pais, nos bombeiros e na Nestlé

Por Júnior Lisboa – Publicitário

Hoje em dia, quando tantos produtos possuem desempenhos semelhantes, sao muitas vezes os fatores intangíveis que decidem a escolha dos consumidores. E dentre eles, um dos mais poderosos é a confiança. Por isso mesmo, merece atençao o estudo que o Ibope Inteligência faz há 9 anos, a pedido da revista Seleçoes do Reader´s Digest, para eleger as marcas mais confiáveis do país.
A ediçao 2010 da pesquisa nao traz muitas novidades. As marcas nas quais os brasileiros mais confiam seguem sendo Kibon, Omo, Colgate, Visa, Coca-Cola, Suvinil, Brastemp e Unimed. Na frente de todas fica a Nestlé e a mais destacada no ítem responsabilidade social é a Natura. Mas existem diferenças entre os sexos. Quer um exemplo? Enquanto os homens confiam mais nos carros da Volkswagen, as mulheres preferem os da Fiat. Também há marcas que se destacam regionalmente, como o supermercado Bompreço no Nordeste e a Ipiranga no Sul.
A parte mais divertida do estudo, no entanto, é a que fala sobre as categorias especiais. Nela consta que a rede social na qual mais confiamos ainda é o Orkut – mas o Twitter e o Facebook já estao ali bem pertinho. O publicitário mais citado foi o televisivo Roberto Justus. A profissao mais confiável segue sendo a dos bombeiros e a menos confiável a dos políticos. Para terminar, vale dizer que dividem o topo do ranking da confiança nacional ‘Deus’ e ‘Pais e Maes’. No outro extremo, como os que menos merecem confiança estao, veja você, ‘os vizinhos’.

FONTE: Blog do Wal Cordeiro

Nenhum comentário: