sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Caetano Veloso volta a polemizar com Lula

Josemar Arlego

Em entrevista ao jornal O Globo, Caetano Veloso voltou a polemizar com Lula. Ao ser questionado se as críticas por ter chamado Lula de "cafona, grosseiro e analfabeto" o incomodavam, o cantor baiano respondeu: "Eu não me incomodo, por exemplo, que esteja todo mundo me xingando porque eu disse que Lula fala como um analfabeto, como se fosse uma novidade. Não me incomodo que um monte de gente esteja me xingando, porque eu não quero a aprovação de todo mundo. Eu acho que querer a aprovação de todo mundo é péssimo. Isso é um problema. Eu acho ruim, no Brasil hoje, ninguém poder dizer nenhuma palavra que pareça ser antipática, crítica ou hostil a Lula. Por que não pode? É muito ruim, isso. Isso é um projeto que aconteceu na União Soviética, com Stálin, na China, com Mao Tsé-Tung, acontece ainda em Cuba, com Fidel. Não se pode dizer, só se pode adular o líder. Isso para mim é o que há de pior. Nesse ponto, eu nem me incomodo de o jornal ter distorcido o que eu disse, botando, na primeira página, como se eu tivesse querido agredir o Lula e compará-lo com Marina. Eu estava comparando Marina com Lula e com Obama. Como Lula, ela é de origem humilde etc; como Obama - e diferentemente de Lula -, ela escreve bem, fala bem. Lula, de fato, usa metáforas cafonas, linguagem grosseira e erra a gramática do português, a norma culta. Todo mundo sabe que é assim. Os linguistas aplaudem, o povo acha bom, eu também acho bom, eu votei em Lula chorando, para se eleger - não para se reeleger. Eu chorei dentro da cabine. Chorei de emoção. Pode ser que eu chore quando vir esse filme, porque eu chorei vendo '2 filhos de Francisco' e possivelmente chorarei vendo 'Lula, o filho do Brasil'. Mas talvez não chore tanto quanto chorei no dia em que votei em Lula para presidente". 

FONTE: Bahia Notícias

Um comentário:

Josue disse...

www.forroots.com.br webradio 100% forró