quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A história de Edward Mordake, o verdadeiro homem de duas caras

Durante nossa vida aprendemos que o corpo é um limite e que há algum lugar lá "dentro" onde nossa personalidade descansa bem resguardada. Mas este não foi o caso de Edward Mordake  (ou Mordrake, em algumas fontes), o herdeiro de uma nobre casa na Inglaterra no final do século XIX. Sua condição foi um raro caso de policefalia, o que fez que tivesse um segundo rosto na parte de trás de sua cabeça.

Edward_Mordake_01

O segundo rosto -"meu gêmeo malvado", como Mordake o chamava- não podia falar nem comer, ainda que, ao que parece, podia rir e chorar, especialmente quando Edward manifestava a expressão contrária. Tente só imaginar a paranoia de que alguém estava constantemente perseguindo. Mordake sofria a presença deste raro hóspede em seu corpo, que sussurrava "linguagem satânica" durante a noite, uma interminável ladainha que só ele podia escutar.

Edward implorou aos médicos para que removessem sua "cabeça demoníaca". Alguns médicos de sua época tentaram tratá-no, mas como é fácil imaginar, nenhum nem pensou em retirar o segundo rosto.

Apesar de ser um brilhante estudante, Edward passou a maior parte de sua curta vida enclausurado, uma vida solitária que não o privou dos prazeres da literatura e da música, da qual era intérprete como pianista consumado. Aos 23 anos bebeu uma dose letal de veneno, com a qual pôs fim à maléfica conversa com seu dublê de rosto.

A semelhança do deus Jano, que possuía dois rostos olhando para direções diferentes, com a história de Mordake nos permite imaginar o que aconteceria com nossa pretendida "normalidade" no caso de que nosso inconsciente tivesse uma válvula de escape insuprimível, uma voz que só nós pudéssemos escutar, apesar de que todos vissem este segundo elemento sorrir e chorar, como mantendo um equilíbrio sinistro. Qual é a diferença que separa um deus de um monstro? De um humano?

Edward_Mordake_02

A versão mais popular da história é contada no texto de 1896, Anomalias e curiosidades da Medicina, e por muito tempo foi considerado pouco confiável, devido ao enriquecimento de décadas de boca a boca. Algumas versões da história chegam a afirmar que a segunda face de Edward era o de uma mulher muito bonita e maléfica, o que é obviamente impossível, porque todos os xipófago são gêmeos do mesmo sexo. Então Edward Mordake seria realmente apenas um mito?

Muito provavelmente não, como diz a velha frase: "Onde há fumaça, há fogo!" Ademais Mordake não foi o único. O vídeo abaixo mostra Chang Tzu Ping, descoberto no final dos anos 70 por um grupo de soldados norte-americanos. Ele tinha uma segunda face composta de uma boca com alguns dentes, um pedaço de couro cabeludo, e os vestígios de olhos, nariz e orelhas e uma linguagem rudimentar. Ele foi levado para os EUA, onde seu segundo rosto foi removido cirurgicamente. Ao retornar ao seu país de origem, a China, "Chang duas caras" como era conhecido, finalmente foi capaz de viver em paz com os outros habitantes da aldeia que tinham muito medo dele.

FONTE: mdig

Nenhum comentário: