quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Apagão atinge a Região Nordeste do País

Moradores relatam falta de energia em oito Estados e até a sede da Chesf está sem energia; companhia e ONS apuram as causas do problema

apagao

Um apagão atinge oito Estados do Nordeste do País na tarde desta quarta-feira, 28 (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Várias cidades, incluindo as capitais, estão sem energia desde 15h03, mas em alguns locais, como Fortaleza e Recife, a energia está sendo restabelecida.

Durante os 99 minutos sem energia, a capital do Estado do Ceará, Fortaleza, teve todos seus semáforos apagados, provocando muita confusão no trânsito. Todo efetivo da Autarquia Municipal de Trânsito foi para as ruas tentar controlar o tráfego de veículos. Os maiores hospitais funcionaram com geradores próprios. O mesmo aconteceu com o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Das 20 rádios FMs de Fortaleza, somente cinco ficaram no ar. Outras emissoras de rádio e TV e sites de jornais da Região Nordeste também foram afetados.

A concessionária de energia Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que tem rede de abastecimento em 8 de 9 Estados da Região, ainda está apurando as causas do problema, que afetou também a sua página na internet, que está fora do ar, e sua sede, em Recife.

Segundo a empresa, o fornecimento de energia está sendo restabelecido aos poucos. Bairros de Recife que haviam sido atingidos pela interrupção, por exemplo, já voltaram a receber energia, enquanto outras áreas da própria cidade seguiam sem luz até agora.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que acompanha atentamente a ocorrência do apagão. Edison Lobão está a caminho da sede do ONS para acompanhar os trabalhos de verificação das causas do apagão. Em conversa com o diretor geral do ONS, Hermes Chipp, o ministro ouviu que a prioridade é restabelecer a energia nos locais atingidos e que a situação mais grave é nas capitais. De acordo com a entidade, técnicos estão trabalhando no momento para restabelecer o fornecimento de energia e, em seguida, farão um diagnóstico da causa do apagão.

O grupo Neoenergia também confirmou que o apagão que afetou o fornecimento de energia elétrica no Nordeste atingiu os Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, onde a empresa atua por meio de suas concessionárias Coelba e Cosern, respectivamente. A holding ainda apurava os impactos nas operações de sua outra concessionárias na região, a Celpe, em Pernambuco.

Histórico. Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu vários Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a Região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados das Regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

(Com reportagem de Luciano Coelho, Lauriberto Braga, Angela Lacerda e Janaina Araújo)

FONTE: ESTADÃO.COM.BR   FOTO: Google

Nenhum comentário: