Com seu estilo polêmico, Florisvaldo condena nota de entidades médicas
A polêmica em torno da visita do secretário de Saúde, Jorge Solla, a Vitória da Conquista na última segunda-feira (15), continua gerando debates acalorados – a ausência de pacientes nos corredores do Hospital de Base foi o motivo das discórdias. Entidades médicas divulgaram uma “nota de repúdio” estendendo a crítica também à secretária de Saúde, Márcia Viviane. Líder do Governo na Câmara, Florisvaldo Bittencourt (PT) resolveu entrar no debate. Em contato com o Blog do Fábio Sena na manhã desta quinta-feira, como se diz na gíria, ele achou por bem “descascar” as entidades que subscreveram a nota, afirmando que as mesmas estão vivendo no “universo paralelo” e mais: “Não consigo nem acreditar que os dirigentes dessas entidades leram esta nota antes de publicar, porque é de uma pobreza franciscana e testemunha contra eles mesmos. Eles estão no universo paralelo e querendo levar a cidade de volta à Idade das Trevas. Felizmente, estão falando no vazio, pois não tem legitimidade social, não conseguem reunir em torno deles”.
Ainda segundo o parlamentar, a manifestação das entidades médicas tem caráter meramente corporativista, sem nenhum compromisso com a sociedade ou com a saúde pública. “O compromisso deles é com eles mesmos. Estão apavorados com medo de perderem status com a chegada de profissionais que vão mostrar como é que se faz saúde pública de verdade. Respeito a classe médica, temos um prefeito e um vice-prefeito que são médicos, temos um vereador médico, todos engajados na luta pelo SUS. O prefeito Guilherme Menezes, por exemplo, tem uma história digna, quando deputado federal foi relator da Emenda 29, tirou nossa cidade das trevas inclusive com o auxílio do hoje secretário de Saúde, Jorge Solla, que foi secretário municipal de saúde e enfrentou muitos empresários. Então, não tem como quererem agora posar de donos da verdade, até porque a verdade, se tiver dono, é o povo de Vitória da Conquista”.
Leia, abaixo,a nota de repúdio à qual o vereador faz referência:
Nota de Repúdio
As entidades representativas dos médicos de Vitória da Conquista CREMEB, ABM e SINDIMED vem a público repudiar a atitude descabida adotada pelo Secretário de Saúde do Estado Dr. Jorge Solla e do Município Sra. Márcia Viviane que, na tentativa de desviar a atenção dos graves problemas vivenciados pela assistência à saúde da população em especial o Hospital de Base, simplesmente transferiram os pacientes que se encontravam nos corredores, sem apresentar solução para a falta de infraestrutura daquela unidade. O sistema de saúde do município de Vitória da Conquista há muito não responde as demandas da comunidade. Não só faltam médicos, falta infraestrutura mínima nas unidades básicas de saúde bem como uma gestão competente do sistema. Exigimos respeito a nossa população e lutaremos para que a assistência a saúde plena da comunidade seja assegurada.
EM DEFESA DO SUS
10% DO PIB PARA A SAÚDE
REVALIDA SIM
PELA DERRUBADA DO VETO AO ATO MÉDICO
CREMEB – ABM – SINDIMED
FONTE: Blog do Fábio Sena

Nenhum comentário:
Postar um comentário