segunda-feira, 22 de julho de 2013

Peru: jogador de 18 anos morre após sofrer mal súbito em campo

Jogador recebeu os primeiros socorros mas morreu a caminho do hospital

jogadorperuanoUm jogador de 18 anos do Sporting Cristal morreu neste domingo (21) depois de sofrer um mal súbito em campo durante uma partida entre os reservas do time o Real Garcilaso, em Cuzco, no Peru. Yair Clavijo teve uma parada cardiorrespiratória aos 43 minutos do segundo tempo.

Segundo o Globoesporte, o jogador recebeu os primeiros socorros mas morreu a caminho do hospital. O clube emitiu nota oficial lamentando a morte do rapaz e garantiu que todos os exames que o atleta fez tiveram resultados normais, nenhum deles indicando algum tipo de problema. A seleção peruana usou o Twitter para oferecer condolências pela morte.

"O Club Sporting Cristal cumpre a dura tarefa de informar o falecimento de Yair José Clavijo Panta, jogador de 18 anos, pertencente ao time de reservas de nossa instituição, com contrato profissional desde janeiro de 2013 e que havia passado satisfatoriamente por todos os exames médicos necessários para a prática do futebol a nível profissional e que, além disso, havia sido recentemente convocado para a pré-seleção nacional sub-18. A prioridade do Club Sporting Cristal é dar todo o suporte necessário à família Clavijo nestes momentos difíceis. É uma perda irreparável para o Clube Sporting Cristal e damos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos de nosso jogador", diz a nota do Sporting.

O treinador da equipe ficou muito nervoso com tudo e desmaiou, precisando ser socorrido. O gerente do clube, Carlos Benavides, disse que o caso foi uma tragédia. "Era um dos maiores talentos que tínhamos no Cristal. Era um jogador que tinha um futuro promissor. É uma tragédia. Estamos de luto no Sporting Cristal. É duríssimo, ainda não assimilamos", disse.

Acusações

O diretor Gustavo Zevallos acusou a organização da partida, que acontecia no Estádio Municipal de Urcos, de não ter o equipamento necessário para salvar a vida do jogador. "A ambulância do estádio não tinha um desfibrilador, que é um elemento indispensável antes dos jogos da primeira (divisão) e dos reservas", acusou.

No país, já se discute se a altitude pode ter contribuído para a morte. O estádio em Cuzco fica a 3.400 metros de altitude, enquanto o Sporting Cristal tem sua sede em Lima, quase ao nível do mar. "Por favor, até quando vamos seguir expondo os jogadores de futebol a jogar nestas condições de altura, em condições inapropriadas", questionou pelo Facebook o peruano Jefferon Farfán.

FONTE: Correio da Bahia

Nenhum comentário: