quinta-feira, 27 de junho de 2013

João Paulo Cunha e Berzoini comandam insatisfações do PT contra Dilma

por Vera Magalhães com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

jpeberzoini1

Terapia de grupo Às voltas com insatisfações no PMDB, Dilma Rousseff foi alvo de seu próprio partido, o PT, em reunião da bancada da Câmara, anteontem. As críticas à presidente e seus ministros foram comandadas por João Paulo Cunha (SP) e Ricardo Berzoini (SP). Na mesma noite, a catarse coletiva levou a bancada a se rebelar contra a orientação do governo e votar o substitutivo de André Figueiredo (PDT-CE) no projeto que destina receita do petróleo para a educação, em vez do texto original.

Diagnóstico No encontro, os petistas mais exaltados elencavam os "erros" da presidente. Segundo eles, Dilma estaria "colhendo os frutos que ela mesma plantou'' ao desacreditar políticos e entidades como a Fifa.

Lá e cá José Genoino (SP) foi apaziguador: disse que a pauta proposta por Dilma após os protestos era "progressista". Cunha, por outro lado, acusou o governo de "conservadorismo" ao ampliar desonerações para o transporte público, o que beneficiaria empresas do setor.

O retorno Em todas as intervenções, havia comparações com o governo Lula, lembrando que, "naquele tempo", as coisas eram "diferentes". Após a reunião, um grão-petista diz que, se for feita uma consulta secreta na bancada hoje, 90% votariam pela volta de Lula em 2014.

Na berlinda Os ministros mais criticados, além de Ideli, foram Paulo Bernardo (Comunicações), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Aloizio Mercadante (Educação) e até a discreta Izabella Teixeira (Meio Ambiente). À exceção de Izabella, todos são filiados ao PT, mesmo partido dos deputados rebelados.

Sujeito oculto Além de Michel Temer, também não foi ouvido antes do anúncio da constituinte exclusiva para a reforma política Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), outrora presença constante em reuniões reservadas com a presidente.

Ritmo Possível rival de Dilma em 2014, Aécio Neves (PSDB) diz que a petista e os presidentes do Senado e da Câmara devem se inspirar no senador Pinheiro Machado ao responder às ruas: "Nem devagar demais que pareça provocação, nem depressa demais que pareça covardia".

Prato frio 1 Como troco da irritação dos peemedebistas, o Planalto já espera a instalação de uma CPI da Copa na Câmara, com o apoio da sigla. A bancada do PMDB vai debater o tema no dia 2, e a tendência é liberar os deputados para a adesão.

Prato frio 2 Além disso, interlocutores do governo preveem que os aliados derrubem no Congresso o veto de Dilma à lei que fixa gastos públicos obrigatórios com a saúde em 12% das receitas da União, Estados e municípios.

Sem... Servidoras do Congresso se empolgaram com os agentes bonitões da Polícia Legislativa chamados para reforçar a segurança durante o protesto de ontem.

...violência Em reunião do grupo que discutia a estratégia de segurança, um policial perguntou à copeira se tinha café sem açúcar. "Tem sem açúcar, sem pó, sem água'', respondeu a moça.

Agenda O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, quer levar os embargos do mensalão ao plenário da corte na primeira quinzena de agosto. A ideia é avisar os outros ministros com 10 dias de antecedência.

Desapega Servidores do STF estavam em polvorosa ontem com a chegada do novo ministro, Luís Roberto Barroso. O substituto de Carlos Ayres Britto queria usar seu nome completo na Corte, e não optar por apenas dois, como manda a tradição.

TIROTEIO

"É preciso ter pacto, mas com o dinheiro, porque, hoje, 72% de tudo o que se arrecada no Brasil fica em poder do governo federal."

DO GOVERNADOR DE GOIÁS, MARCONI PERILLO (PSDB), sobre a proposta de pacto feita por Dilma Rousseff para atender às reivindicações dos protestos.

CONTRAPONTO

Fotógrafo por um dia

Em 2012, o presidenciável tucano Aécio Neves visitou cidades do Nordeste durante as campanhas para prefeituras. Em Maceió, fez caminhada na tradicional rua do Comércio, ao lado do então candidato Rui Palmeira.

Os dois andavam pelo calçadão quando uma jovem se aproximou e pediu uma foto. Aécio imediatamente a abraçou, sorridente, em pose de retrato. A moça, por sua vez, fez algo que desconcertou o ex-governador mineiro. Ela entregou a máquina a Aécio e arrematou:

- O senhor aperta aqui e tira a foto pra mim, que eu quero sair bem juntinho do Rui!

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: