quarta-feira, 22 de maio de 2013

Assassino de capitão da PM é menor

por Mariacelia Vieira

menor

A mochila deixada na cena do crime e o caderno com nome de várias pessoas denunciaram o jovem autor do latrocínio contra o capitão PM Anativo Manoel da Conceição Neto, 33 anos. O militar foi morto anteontem, em um lavajato na Baixinha de Santo Antonio. A mãe do suspeito, um adolescente de 17 anos, também o reconheceu em filmagens de câmeras de seguranças de lojas da área.

Até o final da tarde dessa terça-feira (21/5), o garoto ainda não tinha sido localizado. Mas já se sabe que ele é envolvido com muitos outros crimes relacionados em roubos, drogas e furtos. Há informação também de que o garoto agia na área do Campo do Águia, junto com outros dois jovens.

O delegado Claudio Oliveira, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), trata o crime como latrocínio – roubo seguido de morte. O policial teria reagido à abordagem do adolescente, sendo baleado por ele. Segundo a mãe, a farda escolar que ele usava era da irmã.

As imagens gravadas por câmeras de segurança de lojas localizadas na área, que mostram uma pessoa correndo logo após o crime, foram assistidas pela mãe do adolescente ainda nessa terça-feira (21/5). Ela confirmou que o rapaz que sai correndo após os disparos é seu filho.

O sepultamento do capitão PM aconteceu na tarde dessa terça-feira (21/5), na Ordem Terceira Secular de São Francisco, no bairro da Baixa de Quintas. A vítima tinha 33 anos e integrava a corporação há 14 anos. Atualmente estava lotado na 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e há três meses estava separado da cantora de arrocha Nara Costa.

Os investigadores já sabem que o suspeito tem 17 anos e vai completar 18 em junho. Ele seria bastante conhecido por práticas criminosas na região do Morro da Águia, com outros dois garotos. Durante toda a tarde, os policiais promoveram varredura em vários pontos da cidade, para localizar o suspeito.

Conforme informações da Polícia Militar, somente este ano, seis PMs foram assassinados fora de serviço. Em 2012, 22 agentes militares foram mortos por criminosos.

Em agosto do ano passado, o mesmo adolescente suspeito de matar o capitão atirou e feriu um soldado da PM. Ele foi detido e levado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). Meses depois, ele foi solto pela Justiça.

Ainda segundo a delegada da DAI, Claudenice Mayo, a estatística aponta que em 2013, seis homicídios foram cometidos por adolescentes infratores ante 33 no ano passado. A média mensal de crimes em diversas modalidades em 2012 foi de 150 contra 183 – que foram cometidos somente no primeiro quadrimestre deste ano. O aumento representa 22%.

‘São frios e destemidos’

O adolescente suspeito de matar o capitão Anativo da Conceição Neto, de 33 anos, atingido por dois tiros na cabeça em um lava-jato, se soma como mais um dentre os 957 casos já encaminhados até o mês de abril deste ano – último levantamento – para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), em Salvador. São pessoas com idades entre 12 e 17 anos, a maioria de classe social baixa e com algum tipo de conflito familiar, segundo a delegada titular da DAI, Claudenice Mayo.

“Na realidade, a maioria vem de famílias desestruturadas, de bairros humildes, com algum tipo de envolvimento com droga. Eles são frios, destemidos, praticam o crime com violência. São adolescentes que deixam de frequentar escolas e ficam nas ruas sem muita atenção dos pais”, explica a delegada. Os menores infratores são, na maior parte dos casos, do sexo masculino. “As mulheres, muitas vezes, são envolvidas com drogas ou influenciadas pelos companheiros. Tem casos também de envolvimento em homicídios ou tentativas de homicídios por motivação passional”, detalha. 

FONTE: Tribuna da Bahia         FOTO: Google

Nenhum comentário: