quinta-feira, 25 de abril de 2013

Seca esquenta debates na Assembleia

por Fernanda Chagas

560568_499793996708062_1284475223_n1

A necessidade de desburocratizar as ações preventivas e de combate à seca nos municípios e os avanços nas iniciativas do governo estadual e federal foram discutidas nessa quarta-feira (24/4), durante audiência pública, promovida pela Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB).

Durante quase cinco horas, deputados e representantes da gestão no Estado se debruçaram sobre o que está sendo feito e o que pode minimizar o sofrimento da população, nas áreas mais atingidas pela estiagem, considerada a maior dos últimos cem anos.

O colegiado ouviu o coordenador Estadual para Ações de Convivência com a Seca, secretário da Casa Civil, Rui Costa (PT), que apresentou um balanço dos investimentos e foi questionado pelos parlamentares sobre o que de fato tem sido concretizado nas pequenas e médias cidades.

Líderes do governo e da oposição entraram em embate. Contudo, chamou atenção o grande número de parlamentares presentes no debate classificando Rui Costa como candidato já definido para representar o PT na sucessão estadual. Até mesmo opositores já dão a postulação de Rui como certa.

Segundo o democrata Carlos Gaban, “o secretário é o candidato oficial do governo”. Joseildo Ramos (PT), embora não tenha citado de forma direta ser a favor do nome de Rui Costa, pelas suas ações deixou a entender que sim. Ele não apenas parabenizou a atuação do secretário à frente da Casa Civil, como ironizou a oposição quando o assunto foi 2014. Conforme ele, o PT possui projeto, coisa que o grupo contrário não possui. O líder do governo, Zé Neto, reforçou a tese.

Quando o assunto foi a seca que assola o estado, tida como a mais grave das últimas décadas, o presidente do colegiado fez questão de ressaltar que: “cumprimos hoje o nosso papel de discutir as demandas da seca, o que pode subsidiar os organismos e entidades a gerenciarem melhor esse período de dificuldades e minorar os prejuízos para produtores, agricultores e todos os cidadãos que têm sido impactados pelo fenômeno.

Foi uma grande oportunidade para o governo destacar o que tem sido realizado, para os deputados apresentarem suas ideias, questionamentos e propostas”. Embora tenha sido bastante pressionado pelos deputados da bancada de oposição, o secretário Rui Costa destacou como positiva a reunião. “Aqui é a casa do povo e da política. Foi excelente porque trouxe mais informação para o Parlamento e nos possibilita novos elementos e ideias”.

Segundo ele, a Bahia tem sofrido bastante, mas o governo tem demonstrado preocupação, investindo em projetos, programas e obras na região do semiárido, a exemplo da adutora de Juazeiro, que atenderá 38 municípios, beneficiando 1,1 milhão de pessoas. Conforme ele, o governo federal também deve investir cerca de R$2 bilhões na Bahia.

FONTE: Tribuna da Bahia     FOTO: Google

Nenhum comentário: