sexta-feira, 22 de março de 2013

Povoados em Bate-Pé ganham nova aguadas

As aguadas construídas pela Prefeitura vão armazenar a água da chuva para os períodos secos.

Os povoados de Cutia e Matinha, na região do distrito de Bate-Pé, receberam uma boa notícia na tarde dessa terça-feira, 19. Nas duas localidades, a Prefeitura construirá aguadas de médio porte para garantir a oferta de água durante o longo período de estiagem. No povoado da Cutia, as máquina já começarão a trabalhar na próxima semana.

O prefeito Guilherme Menezes, o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, o coordenador de Agricultura, Noerci Salgado, o assessor do Gabinete, Gildásio Silveira, e o gerente distrital, Geovane Rocha, estiveram nas comunidades para conversar com os moradores sobre as aguadas.

Segundo o secretário de agricultura, Odir Freire, “as reuniões com a comunidade são práticas deste Governo, para que as pessoas participem do benefício e deem o seu aval”. O secretário deixou claro que a construção das aguadas tem o objetivo de estimular a produção, já que, com a água, as pessoas poderão plantar mantimentos e dar de beber aos animais.

De acordo com o prefeito Guilherme Menezes, a abertura e a conservação das aguadas refletem a preocupação do Governo Municipal com os moradores da zona rural. “Eu costumo dizer que a gente só sabe fazer a tapagem, a água quem sabe fazer é Deus”, brincou. O prefeito reforçou seu compromisso com a população: “Vamos continuar abrindo poços para que a comunidade possa atravessar esses períodos de estiagem”.

As aguadas que serão construídas na região são fontes de esperança para muitas famílias. Mais de 30 famílias serão beneficiadas no povoado da Cutia e cerca de 207, na Matinha. Para moradora da Cutia, dona Maria Helena, a notícia chegou em boa hora: “Desejo ver a barragem construída e cheia de água, se Deus quiser. Será água pra mim e meus vizinhos, porque água é pra repartir, não pra negar”, comenta a dona da terra onde será cavado o poço, já planejando cuidados para manter a água sempre limpa.

“É uma satisfação receber essa notícia aqui. Essa aguada é um dos sonhos que essa comunidade tem há muito tempo. A comunidade agradece. Eu espero em breve fazer outra reunião dessa para comemorar a aguada pronta. Que cada pessoa se sinta dono dessa aguada, tenha a certeza de que ela pertence a todos”, comentou morador da Matinha, Leandro Aparecido.

Para a construção das aguadas, os proprietários das terras onde serão construídas assinaram um compromisso com a Prefeitura Municipal, para garantir que a água acumulada será usufruída por todos os membros da comunidade, embora a posse das terras permaneça a seus donos.

Sobre a forma como serão construídos os reservatórios, o coordenador de Infraestrutura e Serviços Rurais, Noeci Salgado, afirmou: “Nós estamos mudando a prática de fazer aguadas longas. Os estudos têm mostrado que é mais vantajoso fazer aguadas mais profundas e estreitas porque evitam a evaporação e conservam a água mais fresca no fundo”.

 

FONTE: ASCOM - PMVC

Nenhum comentário: