quinta-feira, 28 de março de 2013

O PCdoB SE RENOVA AOS 91 ANOS

por Marcos Andrade

marcos andrade

O PCdoB completa 91 anos de luta em defesa dos trabalhadores e do povo brasileiro. Curiosamente aos 91 anos é um partido experimentado na luta, mas o mesmo tempo jovem, de militantes e idealistas, que sonham e lutam cotidianamente por um mundo de igualdade e justiça. Com grande presença em movimentos sociais e também em governos populares, atuando diretamente com o objetivo de transformar idéias em ações práticas.

A História do PCdoB nos dá uma parte da resposta, pois aos 91 anos é um partido de heróis e mártires, como Osvaldão, Dinaelza Coqueiro, Maurício Grabois e João Amazonas, que entre tantos outros, doaram literalmente sua vida em favor das idéias que defendiam. O PCdoB por outro lado, sempre manteve sua linha ideológica nas maiores adversidades. Surgiu em 1917, influenciado pela Revolução Russa, num tempo em que se declarar comunista publicamente, rendia cadeia, tortura e muitas vezes a morte. Enfrentou ditaduras e sofreu todo tipo de difamação pela elite dominante e seus meios de informação.

Outra característica que se destaca no PCdoB é a qualidade dos seus quadros políticos e o compromisso destes com as lutas sociais e populares, até porque precisam passar por um grande funil seletivo, pois resistir ao cerco ideológico dos setores dominantes, muitas vezes sofrendo pressões na vida profissional, acadêmica e familiar por defender os ideais socialistas, ou mesmo resistir às perseguições políticas, inclusive dos que se dizem progressistas e aliados, não é fácil. Ao final deste processo, quando os quadros se consolidam formam indivíduos de grande determinação, firmeza, caráter e atitude.

Mas, talvez a grande força do PCdoB, seja defender uma causa legítima e que não perde a atualidade, por isso o partido tem tantos jovens, s mulheres, negros e demais minorias sociais. Por mais que o capitalismo se mostre vitorioso, ele promove desigualdade, a pobreza e apartação social. Por mais que o caminho a ser construído não esteja pavimentado, acreditamos na luz vermelha que surge ao horizonte, reluzente de sonhos e ideais. Brecht, dizia que os que lutam a vida toda “são imprescindíveis”.

Por tudo isso ao ver um comunista na rua, num debate ou mesmo num governo, ali está um camarada que acredita no que faz e acima do seu compromisso politico sindical ou institucional, certamente está colocando seus ideais em detrimento do trabalho, família ou estudo, age movido por um grande sentimento de mudança, pois esta mudança vai impactar na vida de todos, mas, sobretudo nas vidas das pessoas próximas, seus familiares, amigos e compatriotas. Nas palavras de Che Guevara, “os revolucionários agem por um grande sentimento de amor” ao próximo.

Portanto, aos 91 anos, o PCdoB participa das lutas sociais, do legislativo e também do executivo, naquilo que chamamos de relação de “Unidade e Luta” dialética entre fazer parte do movimento reivindicatório, mas também do governo que executa as ações. Apesar de parecer uma contradição, o sentido geral é que todo comunista no executivo, legislativo ou movimento popular atua movido por uma mesma idéia, um mesmo objetivo a luta por mundo socialista onde todos sejam iguais.

Está é a essência do PCdoB, que mesmo com tantos percalços, perseguições e mortes, se renova a cada, ainda que os lacaios do capital praguejem contra os comunistas, as idéias e ideais socialista continuaram “germinando” até que a grande meta seja alcançada.
Viva o PCdoB e todos aqueles que acreditam e lutam por um mundo socialista.

Nenhum comentário: