segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cuidado com os fogos do réveillon

por Daniela Pereira

fogos

Os fogos de artifícios estão presentes não só nos festejos juninos, como nos períodos de final de ano. Essencial para completar a festa da virada, muitos compram fogos de tipos variados para “incrementar” a festa. Desta forma, especialistas recomendam atenção e cuidados no manuseio destes materiais para evitar ferimentos ou até mesmo a morte.

Moradora de Arembepe, Jaciara Santos, 52 anos, conta que sempre faz festa com a família e compra fogos para comemorar a virada. “Este ano já compramos muita coisas. Agora é só esperar a diversão”, conta. Sobre os cuidados no manuseio, a professora aposentada garante que mantêm a distância necessária para prevenção de acidentes.

“Os fogos ficam alojados no quintal da casa. A gente toma bastante cuidado com isso”, garante.

De todos os tamanhos, gostos e cores, os artefatos explosivos atraem compradores nesta época do ano. Assim como no São João, é necessário cuidados. Utilizar um objeto que prolongue a distância entre o fogo e a mão é a principal dica, inclusive pra proteger os olhos e rosto. Segundo a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e

“Uma em cada dez pessoas que mexe com fogos de artifício tem membros amputados, principalmente dedos. Além de provocar queimaduras, quando explodem, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez”.

De acordo o Corpo de Bombeiros, para evitar ferimentos é importante usar os prolongamentos e bases de lançamento comercializados junto com os fogos. As pessoas devem estar em um lugar aberto e seguro durante o Réveillon, evitando ambientes fechados e proximidades das redes de eletricidade.

A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros. É preciso ter um cuidado especial com as crianças. Em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros recomenda a ligação para o 193 ou o 192 (Samu).

FONTE: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: