quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Coriolano admite interesse em disputar presidência e quer apoio de Jacaré


Coriolano Moraes obteve a maior votação entre os que disputaram na base de sustentação do governo
 
O secretário de Educação e vereador eleito, Coriolano Moraes (PT) é o mais provável futuro presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Para tanto, ele conta com o apoio decisivo do prefeito Guilherme Menezes e de um bom número de vereadores eleitos. Enquanto na mídia local e nos bastidores a eleição da nova mesa diretora da Casa era assunto predominante, Coriolano – que reassumiu os destinos da Educação logo após o primeiro turno – vinha costurando sua candidatura. Vereador mais bem votado da base de sustentação, ele conversou na tarde desta quinta-feira (15) com o Blog do Fábio Sena  e, sem meias-palavras, afirmou que seu nome está, sim, no páreo para ser presidente da Câmara. Coriolano Moraes não tergiversou um segundo sequer durante a conversa mantida com este blogueiro. Para ele, o Legislativo é um poder fundamental à construção, ao lado do Poder Executivo, das políticas públicas capazes de transformar a vida das pessoas. “Meu nome está posto”.
 
BLOG DO FÁBIO SENA: Seu nome está, de fato, posto para a disputa da presidência da Casa?

 
CORIOLANO MORAES: Sim, está. Essas discussões sempre começam após o período eleitoral, mas, como tivemos segundo turno, o debate acabou sendo um pouco prorrogado. Eu faço parte de um projeto político liderado pelo Prefeito Guilherme Menezes, que tem transformado Vitória da Conquista nessa cidade que, hoje, nos orgulha pela maneira equilibrada com que se desenvolve. Acredito ter dado minha contribuição, ao lado de uma grande equipe, na Secretaria de Educação, com ações que contribuíram para esse desenvolvimento. As experiências acumuladas nessa caminhada me animam em aceitar o desafio de concorrer à Presidência da Casa, buscando o apoio de uma maioria segura dos colegas vereadores para uma eleição cujo maior objetivo é o de valorizar o mandato de cada colega, independente do seu partido político. A nossa experiência mostra que é possível garantir a autonomia do Poder Legislativo de forma republicana e democrática e ampliar a parceria com o Poder Executivo em prol do bem comum, envolvendo todos os segmentos da sociedade. A simpatia do nosso prefeito à minha candidatura me fortalece nessa caminhada. Estamos buscando uma construção consensual para a Mesa Diretora da forma mais democrática, ouvindo cada colega. Espero, por fim, obter o apoio do meu amigo e companheiro de partido, Fernando Vasconcelos, atual presidente da Casa. Por tudo isso o meu nome está à disposição.

BLOG DO FÁBIO SENA: Professor Coriolano, quais suas perspectivas para o legislativo municipal?
 
CORIOLANO: Quando disputei minha primeira eleição, em 2008, foi com a convicção de que o Poder Legislativo Municipal caracteriza-se, sobretudo, pela legitimidade que dá a cada um de seus representantes de estar o mais próximo de todos os segmentos da população. Isso é próprio da natureza do trabalho do vereador. É a partir dessa aproximação que o vereador pode extrair as ações que vão construir seu mandato, e com o apoio de lideranças comunitárias e empresariais. Cada projeto, cada indicação, dessa forma, pode desdobrar-se em políticas públicas, ou ações, que vão melhorar a vida das pessoas, a vida da cidade. E quando o vereador é parceiro do Executivo, não apenas para fiscalizar, mas, principalmente, para sugerir ações e trabalhar de forma harmônica, a política se enriquece, e quem sai ganhando é a população. Nesse sentido, acredito que vou dar minha contribuição, também, na Câmara, para que esse projeto político transformador ganhe ainda mais força.
 

Nenhum comentário: