sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Salvador: ACM Neto tem 47% e Pelegrino, 39%, em Salvador

Do UOL, em São Paulo



Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (19) para a disputa do segundo turno em Salvador mostra o candidato ACM Neto (DEM) na frente com 47% das intenções de voto. Nelson Pelegrino (PT) tem 39%%. Informaram ao instituto que votariam em branco ou nulo 9% e 4% ainda estão indecisos.
 
A pesquisa Ibope foi registrada com o número BA-00544/2012 e ouviu 805 pessoas entre os dias 18 a 19 deste mês. O levantamento foi encomendado pela "TV Bahia", afiliada da "Rede Globo". A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais e para menos.
 
O primeiro turno das eleições terminou com ACM Neto com 40,17% dos votos (518.976) contra 39,73% (513.350) de Pelegrino.
 
Debate
 
Na quinta-feira (18), o primeiro debate na TV entre os candidatos foi marcado pela troca de ataques por conta do mensalão do PT e do DEM e as críticas a gestões de ambos os partidos como temas centrais do encontro.
 
“Quem entende de corrupção é o PT, que está sendo condenado pelo STF [Supremo Tribunal Federal]. O senhor vai continuar homenageando José Dirceu?”, disse Neto, logo na segunda rodada de perguntas entre os candidatos, após uma troca de acusações sobre um suposto desvio de verba na secretaria municipal de Saúde, que já teve no comando gestores indicados pelo DEM e pelo PT.
 
“Quem andava de mãos dadas com José Dirceu era o senador ACM [Antônio Carlos Magalhães, avô do candidato do DEM], que se dizia muito amigo José Dirceu. Ele [ACM Neto] não fala do mensalão do DEM de Brasília. Arruda disse lá atrás na revista 'Veja' que ajudou a campanha de 2008 do DEM em Salvador. Ele não fala do senador Demóstenes Torres, líder do partido dele, envolvido com bicheiro”, respondeu Pelegrino.
 
Durante o debate, Neto procurou associar o candidato do PT às críticas dirigidas ao governador do Estado, Jaques Wagner (PT), em temas abordados pela propaganda democrata, como a segurança pública e o uso de um helicóptero pelo governador.
 
O ataque à gestão de Wagner fez com que a discussão fosse polarizada com críticas de Pelegrino às gestões estaduais de Paulo Souto (DEM) e do ex-senador ACM, morto em 2007, que governou o Estado por três mandatos.
 
Pelegrino por sua vez buscou ligar Neto ao prefeito João Henrique (PP), o terceiro com pior avaliação entre as capitais do país, com 67% de avaliação ruim ou péssima, segundo ranking do Ibope divulgado em 18 de setembro.
 
FONTE: UOL

Nenhum comentário: