segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Apresentador de TV é condenado à prisão por insultar presidente egípcio

CAIRO - Um polêmico apresentador da TV egípcia foi condenado nesta segunda-feira por difamar o presidente Mohamed Mursi. Tawfiq Okasha, cujo programa é exibido em seu próprio canal foi sentenciado a uma pena de quatro meses e a pagar uma multa correspondente a pouco menos de US$ 17.
 
- Mursi é o presidente de todos os egípcios e insultá-lo é como insultar toda a nação - disse Nasr El-Din Mahmoud Maghazy, que apresentou o caso contra Okasha, sem explicar as provas usadas na condenação.

Okasha é conhecido por suas posições anti-Islã, mostradas em seu programa de entrevistas na emissora Al-Faraeen. Ele enfrenta vários processos, inclusive a acusação de incitar o assassinato de Mursi, que era integrante da Irmandade Muçulmana antes de ser eleito. O canal foi suspenso no dia 16 de agosto, mas no sábado um tribunal decidiu que a emissora podia voltar ao ar.

O apresentador, que foi detido na semana passada, tinha relações próximas com funcionários da segurança durante o regime do ditador Hosni Mubarak, deposto no ano passado após uma revolta popular. Okasha disse em um de seus programas que Mursi e seu grupo "mereciam ser mortos". Ele pode recorrer da sentença.

FONTE: YAHOO! NOTÍCIAS

Nenhum comentário: