terça-feira, 7 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012: Candidato do PMDB, Herzem Gusmão, expõe suas propostas para a cidade

Entrevista publicada no Jornal do Sudoeste

Dando seguimento ao projeto editorial proposto para a cobertura das eleições municipais de 2012, na qual ficou estabelecido a realização de debates impressos entre os postulantes às chefias dos Executivos Municipais dos principais municípios da área de abrangência de sua circulação, o JORNAL DO SUDOESTE programou para esta edição entrevistas com os cinco candidatos à sucessão municipal de Vitória da Conquista – Abel Rebouças São José (PDT), Edigar Evangelista dos Anjos (PV), Elquisson Dias Soares (PPS), Guilherme Menezes de Andrade (PT) e Herzem Gusmão Pereira (PMDB).

Os questionamentos formulados com base em propostas e sugestões de eleitores do município consultados pela reportagem do JORNAL DO SUDOESTE foram encaminhados e entregues pessoalmente ou às suas assessorias aos cinco candidatos, estabelecendo o mesmo prazo para que as respostas fossem entregues, por meio dos endereços eletrônicos da Redação.

Lamentavelmente, os candidatos do PDT, PV, PPS e PT não responderam aos questionamentos. Mais que demonstrar indiferença com o alcance ou a importância do JORNAL DO SUDOESTE, Abel Rebouças São José, Edigar Evangelista dos Anjos, Elquisson Dias Soares e Guilherme Menezes de Andrade ao se negar a expor suas idéias e propostas para Vitória da Conquista e permitir que o eleitorado possa compará-las e fazer uma avaliação mais consciente do projeto que melhor se adéqua às necessidades da terceira maior cidade do Estado, permitem que a sociedade avalie que possam estar despreparados para o debate de idéias e a comparação das propostas que defendem para a terceira maior cidade do Estado.
Embora respeite a decisão dos candidatos e de suas assessorias, o JORNAL DO SUDOESTE, lamenta que não tenham contribuído para que o debate e a comparação das propostas pudessem ter sido viabilizadas e reproduz, na íntegra, as respostas dadas aos questionamentos feitos pelo candidato da Coligação ‘Conquista quer mudar – PMDB/DEM/PMN/PRP/PSDB’, radialista Herzem Gusmão Pereira, do PMDB.

JORNAL DO SUDOESTE - Porque o senhor decidiu ser candidato a prefeito em Vitória da Conquista?

HERZEM GUSMÃO – Nenhum político deve decidir ser candidato a qualquer cargo eletivo. Quem decide por conta própria ser prefeito ou vereador, deputado ou governador, tem pretensões políticas pessoais, e não preocupações políticas sociais. O meu nome surgiu dentro de um projeto político, a partir de um grupo e com apoio popular. Surgiu num momento difícil para as oposições em Vitória da Conquista. A partir da indicação do meu nome as oposições conquistenses ganharam novo vigor e hoje estão quase que integralmente unidas. Recebi 31 por cento dos votos para prefeito em 2008 e tinha pouquíssimos recursos e pouco apoio para a campanha.  Renovar a oposição em Conquista é uma vitória da democracia.

JORNAL DO SUDOESTE - Foi difícil o senhor tomar essa decisão? Quem teve papel decisivo para que o senhor decidisse disputar a sucessão municipal e 2012?

HERZEM GUSMÃO – Como falei anteriormente não se trata, nunca se tratou, de uma decisão pessoal. Trata-se de um projeto político. Quem foi decisivo para que nosso grupo mantivesse meu nome? A população! Vejamos: Vitória da Conquista possui um real sentimento de mudança. Em 2008 obtive quase 45 mil votos para prefeito. Em 2010 fui o candidato a deputado federal que mais votos recebeu em nosso município e José Serra, candidato a presidente pelo PSDB, foi o mais votado nos dois turnos das eleições presidenciais, recebendo mais de 80 mil votos no segundo turno. Vitória da Conquista foi o único município da Bahia que demonstrou esta vontade de mudança e que votou fortemente na oposição aos governos que aí estão.

JORNAL DO SUDOESTE - Como foi o processo de formatação da candidatura e a escolha de Claudionor Dutra (PSDB) para vice?

HERZEM GUSMÃO – O PT dá demonstrações visíveis de cansaço e, pela urgência de renovação, a cidade precisa de um choque de modernidade. Claudionor é um político e gestor de sucesso. Um homem que, como eu, é filho legítimo de Conquista. Administrativamente já demonstrou sua competência e honestidade, pois há aproximadamente 10 anos é presidente da Coopmac, sendo reeleito sucessivamente. Foi o responsável pela realização da maior Exposição Agropecuária do Brasil em 2011. Num município como o nosso, carente de novas tecnologias no setor agropecuário eu pergunto: existe parceiro melhor do que um agrônomo, professor universitário com doutorado na Espanha para ajudar a impulsionar a nossa economia no agronegócio?

JORNAL DO SUDOESTE - A sociedade tem questionado muito o aparelhamento político das administrações municipais. O senhor concorda com este questionamento? Em um eventual governo Herzem Gusmão a escolha do secretariado e dos membros do segundo escalão será feita a partir de indicações políticas ou o senhor pretende romper o paradigma e priorizar a meritocracia na escolha de governo? Por quê?

HERZEM GUSMÃO – Existe aparelhamento político nas administrações municipais com a nomeação de indivíduos não preparados para o cargo que irão ocupar, mas que possuem respaldo partidário para obtê-lo. Então vence o partido e não o profissionalismo e a eficiência. Eu pretendo romper com este paradigma e já tenho anunciado isso há alguns anos. Na minha proposta de Governo, entregue ao TRE, eu declaro que 30% das coordenações serão destinadas ao quadro efetivo, privilegiando, como você disse, a meritocracia dos funcionários públicos efetivos que há anos dão sua vida profissional pelo município. Digo, repito e assino embaixo: 30% das coordenações municipais serão destinadas aos funcionários efetivos da Prefeitura de Vitória da Conquista. Todos os partidos que compõe a coligação Conquista quer Mudar, PSDB, DEM, PRP e PMN, não exigiram nada em troca do apoio ao PMDB, o que queremos é colocar em prática um projeto o político revolucionário em nossa cidade. Não há loteamento de cargos.

JORNAL DO SUDOESTE - Em uma eleição municipal com cinco candidatos por que o senhor se considera o mais preparado para ser prefeito de Vitória da Conquista?

HERZEM GUSMÃO – Eu jamais afirmei que era o mais preparado, isso seria absurdamente pretensioso. O candidato que afirmar ser o mais preparado estará faltando com a verdade. Um Governo se faz com equipe, com propostas, com projetos e planejamento. E aí sim: eu possuo as melhores propostas, a melhor equipe, os melhores projetos e estamos planejando com rigor analítico. Trabalhamos para governar Vitória da Conquista com vistas ao crescimento social, econômico, industrial e agropecuário sustentável de nosso município.

JORNAL DO SUDOESTE - Qual será a diferença da campanha do PMDB e dos demais candidatos?

HERZEM GUSMÃO - Não sei, não sou visionário. Não posso falar e desconheço a campanha dos outros. Posso falar da campanha da nossa coligação. Será um trabalho de alto nível, propositivo, como foi em 2008.

JORNAL DO SUDOESTE - Uma questão que tem preocupado a sociedade é o financiamento das campanhas eleitorais. Os escândalos que cercam as gestões públicas, nos três níveis de Governo, invariavelmente têm origem no financiamento das campanhas eleitorais. O senhor informou ao TSE que sua campanha terá um custo de um milhão. Como o senhor planejou os gastos e como o senhor pretende viabilizar esses recursos? Como serão tratados, em um eventual Governo Herzem Gusmão os empresários que participarem do financiamento da campanha?

HERZEM GUSMÃO - A informação ao TSE é de um valor estimado, que não se poderá ultrapassar, mas isso não significa que iremos arrecadar todo este valor. Os gastos são os normais de qualquer campanha, equipe de trabalho, de criação, comícios, carreatas, programas de rádio e TV, material gráfico etc… Pretendo viabilizar parte dos recursos através da realização de eventos e doações. Nossa Assessoria Jurídica está consultando a Justiça Eleitoral no sentido de realizarmos sorteios, leilões e outras ações que visem arrecadar recursos de forma legal. Eu acho que a maior preocupação que hoje a imprensa e a sociedade estão tendo não é com a arrecadação dos recursos pelos candidatos, e sim com o eventual uso de dinheiro público em campanha. É para isso que todos deverão estar atentos em Vitória da Conquista. Quanto aos doadores da nossa campanha, a exemplo do que aconteceu em 2008, não são empresários ou pessoas físicas que esperam permutas, compensações futuras ou qualquer tipo de vantagem. São pessoas que acreditam no nosso projeto e que querem o melhor para Vitória da Conquista. Uma cidade melhor é uma cidade mais rica e mais humana, e todos ganham com isso. Receber doações e fazer permuta com vistas a benefícios políticos futuros não é, decididamente, o nosso estilo de trabalho.

JORNAL DO SUDOESTE - Se questionado pela população - notadamente pelas donas de casa da periferia, trabalhadores e pequenos agricultores da zona rural - como o senhor pretende explicar o custo da campanha e a forma como os recursos serão viabilizados?

HERZEM GUSMÃO - Com a prestação de contas como recomenda a Justiça Eleitoral que tem sido rigorosa. Toda movimentação financeira dos valores arrecadados e gastos estarão à disposição pela internet.

JORNAL DO SUDOESTE - Qual será o diferencial do quadriênio 2013/2016 de um eventual Governo Herzem Gusmão? Quais seriam essas idéias e projetos que o senhor tem para município caso eleito em outubro?

HERZEM GUSMÃO – Eu já afirmei anteriormente que pretendemos dar um choque de modernidade em Vitória da Conquista. Nosso programa é extenso, está à disposição na Justiça Eleitoral e será integralmente apresentado à Vitória da Conquista durante a campanha de Rádio/TV. Esse espaço seria curto para explanarmos sobre tantos projetos. Então, é só aguardar mais um pouquinho que toda curiosidade será contemplada. Espero que o leitorado acompanhe atentamente o que será apresentado durante a campanha eleitoral.

JORNAL DO SUDOESTE - Vitória da Conquista é uma cidade estratégica, não apenas por ser a terceira maior população do Estado, mas pela privilegiada localização geográfica e por ser um dos principais Pólos de Educação e Saúde da Bahia, com influência, inclusive, no Norte do Estado de Minas Gerais. O que é possível, na opinião do senhor, fazer para consolidar esta vocação da cidade?

HERZEM GUSMÃO - Sejamos honestos, a iniciativa privada nos últimos anos investiu pesado nos setores de serviços e em especial em Saúde e Educação, o que contribuiu para que Vitória da Conquista alcançasse a colocação de sexta maior economia do Estado. Em que momento houve investimento municipal nesses setores? A Saúde recebe investimentos federais na ordem de aproximadamente R$ 120 milhões anuais, o que supera a soma das cidades de Ilhéus, Itabuna, Jequié e Itapetinga juntas. Mas todo esse investimento não teve o peso que efetivamente deveria ter na qualidade de nossa Saúde. Não sei os motivos, mas no nosso Governo eles serão regiamente aplicados no setor transformando Vitória da Conquista e revendo os índices negativos do nosso município que foram tão amplamente divulgados na imprensa. Na Educação lutaremos pela implantação de uma Universidade Federal em Vitória da Conquista. Mas de uma Universidade de fato, não um Campus Avançado como temos hoje.

JORNAL DO SUDOESTE - Qual será o grande desafio do gestor de Vitória da Conquista? Qual deve ser, na opinião do senhor, a prioridade de investimentos do município?

HERZEM GUSMÃO – Nossa parceira é a sociedade. E é a sociedade que apontará caminhos. Em 2008 eu expus minha proposta das Subprefeituras na zona rural e Núcleos Administrativos na zona urbana. São esses Núcleos e essas Subprefeituras que contribuirão com a missão de ajudar a transformar o nosso município. Não existe varinha de condão, não existe fórmula mágica. Existem projetos, planejamento e o profundo desejo de mudança. Com a arrecadação que temos em Vitória da Conquista deixaremos de ser apenas o terceiro maior município em população do Estado, mas um dos maiores em modernização e gestão democrática.

JORNAL DO SUDOESTE - A questão do transporte coletivo vem desafiando os Governos Municipais nos últimos 20 anos. A população tem reclamado da qualidade dos serviços prestados e dos preços das tarifas. Se eleito o que o senhor pretende fazer efetivamente para melhorar a qualidade do transporte coletivo? E em relação às tarifas?

HERZEM GUSMÃO - Sempre defendi a implantação da terceira empresa. E isso será imediato no meu Governo. Sou defensor da proporcionalidade de uma empresa para cuidar das necessidades de cada grupo de 100 mil habitantes. O atual Governo, que aí está há 16 anos propala que quebrou o monopólio. Isso nunca aconteceu. Existem inúmeros Bairros em Conquista que são atendidos por uma única empresa. O Guarani e o Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, só conhecem uma empresa. Que quebra de monopólio é essa em que apenas uma empresa atende inúmeros Bairros? Alguém consegue explicar? Os serviços são ruins, a frota precisa ser renovada, os horários têm que respeitar as necessidades dos usuários. Os abrigos são acanhados, o Terminal de Ônibus precisa de uma nova concepção arquitetônica. O que temos hoje é uma lástima que precisa de revisão completa. Sobre a questão das tarifas precisaremos ter as planilhas em mãos para fazer análises corretas. Não podemos falar seriamente trabalhando em cima de hipóteses. Mas uma coisa eu garanto: teremos um Conselho Municipal de Transportes que vai atuar em favor de tarifas justas e de serviços de excelência.

JORNAL DO SUDOESTE - Aliada à qualidade do serviço de transporte público, a questão da mobilidade urbana também tem preocupado à população. Que propostas o senhor pretende apresentar para a questão da mobilidade urbana?

HERZEM GUSMÃO - Vitória da Conquista é um nó em determinados pontos, o trânsito é confuso, o Simtrans [Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória da Conquista] tem mostrado inaptidão para resolver pequenos conflitos, que dirá os maiores! Teremos um consultor especialista em mobilidade urbana para analisar e apresentar soluções concretas para a questão. Não ficaremos satisfeitos com pouca coisa, nem apresentaremos com festa equipamentos que pouco ou nada resolveram. A Avenida da Integração, por exemplo, não integrou absolutamente nada é lenta e confusa. Sabemos que aquilo é uma obrigação federal, mas a Prefeitura pode exigir, ou mesmo fazer algumas modificações com vistas à melhoria do trânsito local. Precisamos criar binários, um sistema que transforma vias paralelas de mão dupla em ruas e avenidas de sentido único, permitindo que o trânsito flua melhor e criando vias rápidas. Várias cidades brasileiras que tinham o trânsito caótico aderiram aos binários com excelentes resultados, a exemplo de Niterói, no Rio de Janeiro, e Curitiba, no Paraná. E se falamos em mobilidade urbana, não podemos esquecer também, que a cidade precisa se organizar no sentido de atender aos portadores de necessidades especiais, que são esquecidos em nosso município. Os acessos para este grupo de cidadãos são praticamente inexistentes e os que aí estão são de má qualidade. Não estamos falando de acesso aos ônibus, estamos falando do direito de ir e vir pelas ruas e caminhos de Vitória da Conquista sem a necessidade de apoio ou auxílio de quem quer que seja. E as ciclovias? Foram implantadas de maneira equivocada e são verdadeiras armadilhas para ciclistas e motoristas, a exemplo das existentes nas avenidas Juracy Magalhães e Brumado e na Rua 10 de Novembro. Ali não são acessos para ciclistas, mas risco de vida aos que circulam pelos locais.

JORNAL DO SUDOESTE - Questionada a maioria da população conquistense afirma que outro grande gargalo da cidade está na Saúde Pública. O senhor concorda com essa avaliação? Quais são as propostas do senhor para a área da Saúde Pública?

HERZEM GUSMÃO - A Saúde Pública de Vitória da Conquista não é um gargalo é uma questão de Ministério Público, mesmo! Ministério Público que, aliás, atuou brilhantemente impedindo a privatização do Hospital Esaú Matos. De todas as cidades do país com mais de 200 mil habitantes nós somos a segunda a ter a mais alta taxa de mortalidade infantil do Brasil, perdendo apenas para Itabuna, também na Bahia. Somos um dos maiores municípios do Estado e é aqui que mais morrem crianças. Isto é inaceitável. São bebês, gente pequena de menos de um ano de idade. Com os recursos que temos para a Saúde isto é um crime. O SUS foi considerado um dos piores do país, ficando abaixo das médias nacional e estadual. Os R$ 120 milhões que recebemos do Ministério da Saúde estão precisam ser melhor aplicados.  E diante desse quadro caótico vemos o PT desativar 150 leitos hospitalares em Vitória da Conquista, 90 da Cupe [Clínica e Urgência Pediátrica] e 60 do Hospital Crescêncio Silveira. Precisamos é de mais leitos, de mais qualidade e de mais respeito ao ser humano. Aliás, respeito ao ser humano é que menos vemos em Vitória da Conquista. Quanto aos projetos para a Saúde da nossa coligação, todos disponíveis no TRE, destaco os seguintes:

1           – Ampliação do Programa de Saúde da Família na Zona Urbana e Rural
● Fortalecer o programa em todos os seus campos de atuação na prevenção, promoção e recuperação da Saúde;
● Adequar o número de famílias a capacidade de atendimento de cada equipe que encontra-se além do preconizado pelo programa;
● Ampliar a cobertura do programa para regiões que estão desassistidas;
● Melhoria da estrutura física, instalações e condições de atendimento das Unidades de Saúde da Família;
● Investir na capacitação/qualificação das equipes de saúde da família com enfoque nas ações de prevenção;

2                    – Atendimento Hospitalar e de Urgência/Emergência
● Aumento da oferta de leitos (reativação do Hospital Crescêncio Silveira);
● Parceria com a Uesb [Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia] e Sesab [Secretaria de Estado da Saúde da Bahia] para viabilização de um Hospital Universitário;
● Ampliar a capacidade de atendimento do Hospital Esaú Matos;
● Implantar as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs);
● Ampliar e aprimorar a capacidade de atendimento do Samu 192

3                    – Saúde Mental.
● Ampliar a cobertura de atendimento dos Caps [Centros de Atenção Psicossocial]

4                    – Implantar o Centro de Controle de Zoonoses.

5                    – Atendimento Ambulatorial Especializado.
● Ampliar a estrutura e capacidade de atendimento do Cemae [Centro Municipal de Atendimento Especializado]

JORNAL DO SUDOESTE - Em relação à Educação, quais os planos do senhor?

HERZEM GUSMÃO - Em Educação precisamos lembrar que Vitória da Conquista na avaliação do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação] ficou com o pior desempenho, a pior nota de avaliação de todo o Brasil. Repito, a pior nota numa avaliação feita pelo próprio Governo Federal nas cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes. Isso é vergonhoso. É vergonhoso não para os conquistenses, é vergonhoso para este Governo que está aí há 16 anos, que deveria vir a público esclarecer o que fez e pedir desculpas à sociedade. Nossos adolescentes de 14, 15, 16 anos não são totalmente alfabetizados, têm dificuldade de leitura e escrita. E isso às portas de entrar no Ensino Médio. Como irão concorrer ao Vestibular, como irão concorrer com os alunos das escolas privadas? Nossas crianças e adolescentes estão perdendo oportunidades, está sendo negado a cada um deles o direito à Educação, mas à Educação de fato. Tenho inúmeras propostas, inclusive elevar o orçamento de 25% para 30% em 4 anos conforme pleito do Simmp [Sindicato do Magistério Municipal Público]. Para a Educação as propostas apresentadas junto ao TRE e que serão explanadas em nossa campanha segue alguns pontos:

1 – Todos os alunos anos plenamente alfabetizados até os 8 anos de idade;
2 -  Universalizar a matrícula na pré-escola;
3 -   Implantação de programas de recuperação de aprendizagem nas séries finais de todos os ciclos de aprendizagem (2ª, 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental);
4 – Programas de formação continuada para professores,  gestores, secretários escolares e merendeiras, auxiliares de serviços gerais e demais agentes educadores;
5 -    Descentralização  do programa de Merenda Escolar;
6 -  Formação continuada dos professores dentro da própria escola com uso da tecnologia da informação;
7 - Reformular o Plano de Cargos e Salários para os docentes, instituindo os níveis de especialista, mestre e doutor no primeiro ano de gestão;
8 - Admitir, da pré-escola aos anos iniciais  do ensino fundamental, em cada classe, um docente auxiliar.

JORNAL DO SUDOESTE - E para o Esporte e a Cultura que ações o senhor pretende realizar?

HERZEM GUSMÃO - Em 2008 bati insistentemente na tecla de que Vitória da Conquista não possui uma política séria voltada para o Esporte. Estamos desperdiçando os nossos talentos. Nossas quadras poliesportivas à época estavam abandonadas, mudou alguma coisa nesses quatro anos? Absolutamente nada. Estamos vivendo, em relação ao esporte, o mesmo descaso que vivíamos há quatro, oito, doze anos atrás. Nossas propostas, para o esporte, entre outras são:

1 – Estimular o esporte amador restaurando os estádios de futebol Murilão e Edvaldo Flores;
2 – Restaurar o Estádio Lomanto Junior, implantando inicialmente 2 mil cadeiras. Dotá-lo de novo gramado e instalar placar eletrônico;
3 – Promover competições municipais de várias modalidades esportivas;
4 – Construção de quadras poliesportivas introduzindo monitores qualificados em vôlei, basquete, handebol e futsal para dar acompanhamento as crianças e adolescentes que queiram praticar essas modalidades esportivas;
5 – Incentivo a natação, atletismo, tênis e artes marciais;
6 – Retornar a Seleção Amadora de Futebol ao Torneio Intermunicipal da FBF;
7 – Manter em treinamento permanente os atletas que representam a cidade em competições regionais, estaduais e nacionais;
8 – Incentivar e ampliar apoio da Prefeitura no Campeonato de Futebol da Zona Rural;
9 – Incentivar e ampliar apoio ao Campeonato Municipal Interbairros;
10 – Incentivar as competições no ciclismo.

Quanto ao setor cultura é preciso lembrar que por muitos anos falava-se em Festival de Inverno e nunca o setor público acreditou ou investiu nele. Hoje o nosso Festival de Inverno, patrocinado por empresas privadas, está no calendário dos maiores festivais do Brasil. Pretendemos continuar com esta tendência que Vitória da Conquista possui de ser um espaço para grandes eventos, e queremos instituir o Festival de Cinema, afinal estamos na terra de Glauber Rocha, um dos maiores cineastas do país, reconhecido internacionalmente. Queremos proporcionar à cultura movimentos à altura da qualidade de nossos artistas, compositores, escritores. E são eles que nos apontam os caminhos que devemos trilhar. O Conselho Municipal de Cultura será uma instância eficiente que nos auxiliará nesta tarefa de avançar a passos largos para fixar Vitória da Conquista como cidade pólo irradiador de cultura de excepcional qualidade. Onde está nossa Orquestra Filarmônica, como anda o nosso Conservatório Municipal, e os encontros de corais? E nossa cultura popular, nossos repentistas? Não há apoio, não há estímulo, não há nada. Pretendemos estimular os movimentos populares de cultura, equipar nossa Orquestra e nosso Conservatório e instituir nas escolas do município a música como disciplina objetivando despertar talentos desde a mais tenra idade.

JORNAL DO SUDOESTE - Que proposta efetiva e viável o senhor tem para a questão da preservação do Meio Ambiente sem que haja o comprometimento do desenvolvimento econômico e, por conseqüência, da redução dos problemas sociais experimentados pelo município?

HERZEM GUSMÃO - Vitória da Conquista, em que pese possuir uma Secretaria de Meio Ambiente, percebe-se com nitidez a ausência de um programa efetivo para a área. O crescimento da cidade de maneira desordenada continua destruindo o que resta da Serra do Periperi. O Poço Escuro está sendo todo impermeabilizado com a edificação de quiosques e arquibancadas de cimento o que denota uma insensibilidade total para a questão. O que precisávamos era recompor aquela mata ciliar e construir um espelho d´água. Não precisamos de concreto no Poço Escuro, precisamos de vida, de cuidar da flora e da fauna. O Rio Verruga foi declarado pela SOS Mata Atlântica, uma respeitada ONG brasileira, como sendo um dos mais poluídos do Brasil. Exposto na imprensa o caso foi parar no Ministério Público e a Prefeitura acionada como uma das responsáveis pela poluição. Mas o Verruga continua sofrendo agressões. Há pouco tempo a Prefeitura teve a coragem de colocar um ponto de coleta de entulho às margens do rio, próximo ao Estádio Lomanto Júnior. Quando chovia o entulho era drenado para o Verruga. Aliás, o Ministério Público também acionou a Prefeitura por falta de gestão no descarte de entulho em nosso município, um dos que mais constroem na Bahia. Não temos área corretamente preparada para o depósito desses materiais. Defendo, desde2008, a implantação de uma Usina de Reciclagem de Entulho, que servirá para a construção de inúmeros materiais, como blocos, telhas e manilhas. Ao invés de poluir, como acontece hoje iremos transformar o entulho em material de viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental. Precisamos começar a respeitar e cuidar do que é nosso com pequenas ações que contarão com o apoio da população. Plantar novas árvores e preservar as existentes será um esforço que faremos junto com a sociedade, e isso é uma proposta que tenho feito até mesmo como radialista, porque Vitória da Conquista tem se transformado numa cidade árida. As nascentes com água cristalina em vários pontos da cidade estão sendo destruídas com a permissão do poder público municipal.

JORNAL DO SUDOESTE - Outro problema que a cidade enfrenta está relacionado à Segurança Pública e, neste contexto, a questão do tráfico e consumo de drogas, principalmente o crack. O problema do crack está cada vez mais grave e os indicadores oficiais demonstram que a idade do usuário tem diminuído cada vez mais. Como isso pode ser resolvido, na opinião do senhor, pelo menos no que diz respeito ao poder público municipal?

HERZEM GUSMÃO - Precisamos separar as coisas. O tráfico está relacionado à Segurança Pública, a dependência de produtos químicos, como o crack, está relacionada à Saúde Pública. Em relação à Segurança Pública irei criar a Secretaria de Segurança Pública Municipal, que terá uma Guarda Municipal armada. Iremos trabalhar em conjunto com as forças de segurança do Estado, mas possuindo um contingente efetivo que dará maior cobertura às áreas de risco de Vitória da Conquista. O monitoramento eletrônico via câmeras de vídeo precisa e será ampliado. Já vimos inúmeras situações de que estes equipamentos inibem o crime e ajudam, também, na elucidação de alguns casos. Vamos estreitar relações com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e com a Polícia Federal para desenvolver ações de combate ao tráfico de drogas. Quanto aos usuários de produtos químicos iremos ampliar, como vimos na pergunta relativa ao setor de Saúde, as unidades dos Caps AD [Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas]. O incentivo ao esporte também tem se mostrado eficiente no combate ao uso de drogas. O tratamento dos dependentes em Conquista tem sido criminoso. Eles são tratados como caso de Polícia, mas são caso de Saúde. Precisamos apoiar as instituições conhecidas como Comunidades Terapêuticas que prestam serviço a esta clientela e que nacionalmente têm sido reconhecidas com de maior eficiência do que o próprio serviço público.

JORNAL DO SUDOESTE - Quem o senhor define como principal adversário pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista?

HERZEM GUSMÃO - Respeito todos os meus adversários, não posso eleger nenhum como principal. Esta é uma atribuição da população de Vitória da Conquista.

JORNAL DO SUDOESTE – Se a eleição não for definida no primeiro turno e o senhor não conseguir votos suficientes para disputar um eventual segundo turno, de quem seu partido e candidatura estão mais próximos? Por quê?

HERZEM GUSMÃO - Já disse que não sou visionário, mas as ruas e os encontros que tenho feito sinalizam que não haverá segundo turno. O sentimento de mudança na população é real, forte e irreversível, e o nosso nome é bem aceito na preferência do eleitorado.

JORNAL DO SUDOESTE – Se eleito, o senhor pretende conversar ou buscar o apoio dos seus adversários na disputa? Propostas apresentadas na campanha por seus adversários poderão ser incluídas em um Plano de Ação de um eventual Governo Herzem Gusmão? Por quê?

HERZEM GUSMÃO - Os meus adversários nesta campanha são adversários políticos apenas de campanha, mas são cidadãos dessa cidade. Eu sempre afirmei que irei governar para todos, porquê eles não estariam incluídos? Ao contrário de muitos Governos que existem por aí o nosso não será pautado pela perseguição política e a retaliação pessoal. Projetos de qualquer cidadão conquistense que tragam benefícios ao município deverão ser avaliados.

JORNAL DO SUDOESTE - Em uma frase: se eleito o que a população de Vitória da Conquista pode esperar dos seus quatro anos de mandato?

HERZEM GUSMÃO - Vou ser mais econômico, definirei em uma palavra: mudança. Mudança para melhor, muito melhor.

Nenhum comentário: