sábado, 19 de maio de 2012

SECA: BNDES irá liberar R$ 50 mi para o Nordeste

Após audiência pública realizada há duas semanas, no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e os secretários dos estados do Nordeste, onde foi pleiteada a construção de barragens subterrâneas e superficiais, de biofábricas para produção de mudas e distribuição de kits de irrigação, o diretor do banco Guilherme Lacerda sinalizou ao secretário da Agricultura, Eduardo Salles, também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), a liberação de R$ 50 milhões de recursos não reembolsáveis.

Os recursos serão destinados a obras estruturantes que deverão minimizar os prejuízos causados pelas próximas estiagens e que vão além de carros-pipa e cestas básicas – ações emergenciais que os estados estão tomando.

Salles informou que será realizada uma nova reunião com o BNDES onde serão definidos alguns critérios, a exemplo da metodologia de rateio entre os estados, com base no número de habitantes atingidos, anunciados os valores disponibilizados para cada projeto, prioridades dos estados, além da apresentação do projeto executivo básico das barragens.


Em relação aos pequenos barramentos subterrâneos e superficiais visando perenizar diversos rios e riachos, o secretário da Agricultura receberá, na terça-feira (22), representantes da empresa Rural Minas, encarregados da elaboração do projeto das barragens. Também haverá uma reunião com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (CERB), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência de Irrigação (SIR) para finalização do projeto.

O secretário explicou que essas solicitações não vão surtir efeito nessa gestão, mas farão com que os próximos titulares da pasta e os agropecuaristas nordestinos não sofram tanto como agora.

FONTE: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: