segunda-feira, 14 de maio de 2012

Crianças e adolescentes participam da 7ª Copa de Judô

por Raisa Casemiro

Aconteceu no dia 13 de maio, no Ginásio de Esportes da Uesb, campus de Vitória da Conquista, a 7ª edição da Copa de Judô da Uesb. Cerca de 220 crianças e adolescentes com idade de 6 a 15 anos participaram da competição, todos eles alunos do judô oferecido pela Coordenação de Esporte em quatro comunidades da cidade de Vitória da Conquista. Os judocas das comunidades da Urbis VI, Sagrado Coração (Urbis II), Alto Maron e Uesb disputaram com muita animação em categorias divididas de acordo com cada faixa etária.

Os professores Hudson Porto e Robério Rodrigues intensificaram os treinamentos para preparar os judocas para as competições da Copa, visando também futuramente disputar campeonatos em outras cidades. “Nós começamos treinar a técnica do judô com bastante exercício físico para fazer os combates, hoje eles estão preparados para a realização desse campeonato”, ressalta o professor Rodrigues. Apesar da competição, como forma de incentivo todos os esportistas foram premiados e receberam medalhas por sua participação no evento.

Os atletas contaram com o apoio dos pais e amigos, que lotaram o Ginásio para torcer por eles. O judoca Paulo Vicente Alves, de 10 anos, participante do projeto na Urbis VI, contou com o incentivo de sua mãe, Magna Alves. A moradora do Bairro Morada dos Pássaros ressaltou a importância da prática do judô para o desenvolvimento de seu filho. “É um esporte que leva o bem estar dele, psicológico e emocional, e ajuda que ele tenha mais controle e saiba se defender”, afirma.

As atividades de judô fazem parte dos projetos de extensão da Universidade, e têm o objetivo de oferecer à população conquistense o acesso ao esporte e a seus benefícios. Quando começou, o projeto contava com 40 judocas, hoje, cerca de 300 crianças e adolescentes praticam essa atividade através da Uesb. “O judô tem a finalidade de fortalecer o espírito, a mente e o físico de forma integrada, então atender crianças carentes de várias comunidades de Vitória da Conquista é um papel muito importante e significativo para a Universidade” ressalta Karine Cavalcante, coordenadora do Centro de Extensão.

A 7ª Copa de Judô da Uesb foi um momento de emoção para os competidores, para seus pais, e também para seus idealizadores. O professor Hudson Porto comemorou o sucesso do projeto. “Fico emocionado com esse trabalho, que em cada ano vem crescendo. É uma coisa sem palavras, acho que esse projeto da Uesb na Bahia está em primeiro lugar”, declara.

Crianças e adolescentes que desejam praticar o judô podem aproveitar a oportunidade de participar do projeto da Uesb. Para fazer sua inscrição, procure a Sala de Esportes da Uesb através do telefone (77) 3424-8691.

FONTE: Assessoria de Comunicação UESB

Nenhum comentário: