segunda-feira, 28 de maio de 2012

COLÔMBIA: Farc anunciam que vão soltar jornalista francês

Roméo Langlois está há quase um mês em poder da guerrilha

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE
farc-prisoners-thumb
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) informaram neste domingo (27) que vão soltar, na próxima quarta-feira (30), o jornalista francês Roméo Langlois, que está há quase um mês em poder da guerrilha.

A frente 15 do Bloco Sul das Farc utilizaram uma de suas páginas na internet para divulgar a informação. A nota assinada pela guerrilha nas "montanhas da Colômbia" consta de três pontos nos quais ela expõe, primeiro, que "a libertação do jornalista francês Romeo Langlois acontecerá na próxima quarta-feira, dia 30 de maio".


Depois, a guerrilha diz que as coordenadas do local onde Langlois será libertado serão entregues "oportunamente" a uma missão humanitária formada por representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a ex-senadora Piedad Córdoba e um representante do governo francês.

Por último, o comunicado indica: "Nos declaramos na expectativa em torno da divulgação dos protocolos de segurança indispensáveis para o sucesso da operação. Todos os protagonistas desta libertação devem ser cercados de garantias para sua integridade física".

Córdoba, que está no México preparando seu programa para o canal venezuelano "Telesur", antecipará de quinta-feira (31) para segunda (28) seu retorno à Colômbia para acertar os detalhes da operação de libertação, informou sua assessoria de imprensa.

A ex-senadora, afastada em 2010 de seu cargo por vínculos com o grupo rebelde, disse no sábado (26) a um programa de rádio da Colômbia que um representante do presidente francês, François Hollande, chegaria ao país tão logo as Farc anunciassem a data da entrega.

Já María Cristina Rivera, porta-voz da Cruz Vermelha, disse à Agência Efe que desde hoje começou a operação logística, e que nas próximas horas está prevista a apresentação de uma minuta do protocolo de segurança a representantes do Ministério da Defesa colombiano para depois deixá-lo de acordo "com as outras partes".

As Farc manifestaram desde o início da captura do jornalista sua intenção de libertá-lo, e reivindicaram também seu "pleno direito" de "deter e investigar" um colombiano ou um estrangeiro.
Além disso, justificaram que Langlois usava um colete e um capacete do exército no momento do sequestro, já que ele acompanhava um batalhão antidrogas para fazer uma reportagem sobre seus trabalhos.

Langlois está em poder da guerrilha desde o dia 28 de abril, quando os guerrilheiros fizeram uma emboscada ao batalhão antidrogas e iniciaram longos combates em uma zona rural de Montañita, município de Caquetá. AS

FONTE: ÉPOCA

Nenhum comentário: