sexta-feira, 16 de março de 2012

George Clooney é preso em protesto contra governo do Sudão

Manifestantes realizam ato em frente à embaixada do país em Washington

 


George Clooney é levado por policiais após protestar em frente à embaixada do Sudão
Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERSGeorge Clooney é levado por policiais após protestar em frente à embaixada do Sudão KEVIN LAMARQUE / REUTERS

WASHINGTON – O ator George Clooney foi preso por “desobediência” nesta sexta-feira ao participar de protesto contra o governo do Sudão em frente à embaixada do país em Washington, nos EUA. Um grupo de manifestantes acusa o presidente sudanês Omar al-Bashir de provocar uma crise ao bloquear o acesso de ajuda humanitária e alimentos à região das montanhas de Nuba, na fronteira com o Sudão do Sul.

Antes de ser preso, Clooney afirmou que, se nenhuma providência for tomada nos próximos meses, o mundo irá ver “um desastre humanitário de verdade”. O ator espera chamar a atenção do presidente Barack Obama para a causa e é apoiado pelo pai, Nick, e pelo parlamentar democrata Jim Moran.

Na quarta-feira, segundo a rede americana CNN, Clooney havia dado seu testemunho no Congresso afirmando que há uma “campanha de assassinato” ocorrendo no Sudão.

- Encontramos crianças com fragmentos de balas, inclusive uma criança com as duas mãos destroçadas - disse Clooney à Comissão de Relações Exteriores do Senado americano, segundo a CNN.

Clooney foi um dos convidados do jantar oferecido pelo presidente Barack Obama ao premier britânico, David Cameron, na quarta-feira.

Trending topic

A prisão do ator é dos temas principais do Twitter neste início de tarde. A hashtag #freeclooney vem recebendo apoio até mesmo da Anistia Internacional, que desenvolve uma campanha pedindo a prisão de Omar al-Bashir para que ele seja julgado pela Tribunal Penal Internacional.

Al-Bashir assumiu a presidência em 2010 apesar do mandato de prisão emitido pelo TPI um ano antes. Ele mantém o poder desde 1989, após um golpe de Estado.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: