sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prefeitura Municipal promove o Dia da Eletro Troca

Iniciativa visa à troca de qualquer eletroeletrônico inutilizado por mudas de plantas


Pilhas e baterias são compostas por metais pesados e altamente tóxicos, a exemplo do chumbo e do cádmio. Isso significa que ao serem descartados de maneira inadequada, esses materiais, conhecidos como resíduos eletrônicos ou e-lixo, podem provocar danos ao meio ambiente, bem como malefícios à saúde humana.

Pensando em dar uma destinação correta ao e-lixo em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente/Semma, promove no próximo dia 3 de dezembro, na Praça 9 de Novembro, das 9h às 13h, o Dia da Eletro Troca. O evento contará com a parceria da Cooperativa de Catadores Recicla Conquista, que já coleta esse tipo de resíduo na cidade.

Por meio desta ação socioeducativa, materiais eletroeletrônicos serão trocados por mudas de plantas nativas da região e brindes, como camisetas, bonés, squeezes. Com isso, a Prefeitura Municipal e a Semma esperam incentivar a população a desenvolver o papel socioambiental.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Andrade, afirma que tal iniciativa “tem sua importância, sobretudo, na preservação do meio ambiente, porque os materiais coletados têm em suas composições metais pesados e podem prejudicar a natureza. Além disso, é uma possibilidade para que os catadores do Recicla Conquista possam ter uma renda com a venda do material coletado. Com a reciclagem, os materiais podem ser reaproveitados pela indústria”.

Os materiais que poderão ser trocados são os seguintes: computadores, celulares, monitores, televisores, aparelhos de som, micro-ondas, impressoras, CDs, DVDs, vídeo cassete, geladeira, freezers, telefones, carregadores, cabos, fontes, pilhas, baterias, teclados e computadores.

Fique atento às dicas da Secretaria de Meio Ambiente:

- Pilhas e baterias não devem ser descartadas no lixo comum. Devolva para a loja onde você comprou;
- Eletrônicos possuem metais pesados em sua composição. Sempre que quebrar uma TV, computador ou eletrônico, ligue para o Recicla Conquista (3427-4948) e descarte de forma segura;

- Caso não saiba como descartar seu eletrônico, ligue para a Secretaria do Meio Ambiente (3422-8145);
- Cuide das árvores e plantas na sua rua ou praça. Uma cidade verde é melhor para a saúde de todos nós.

Nenhum comentário: