sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Operação da PF prende oito deputados de Rondônia

Políticos são acusados de desvios de verbas do SUS


BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) desencadeou nesta sexta-feira, em Rondônia, uma operação de combate à corrupção no Sistema Único de Saúde (SUS) que resultou na prisão de oito deputados estaduais. Entre eles está o presidente da Assembleia Legislativa local, Valter Araújo (PTB). Foram cumpridos 57 mandados de busca e apreensão e determinado o sequestro dos bens dos acusados.

De acordo com a PF, os suspeitos foram indiciados pelos crimes de corrupção, falsidade ideológica, extorsão, peculato, violação de sigilo funcional e tráfico de influência, além de terem sido alvos de acusações na esfera cível por lavagem de dinheiro e desrespeito à Lei de Licitações.

A PF em Rondônia deverá prestar mais esclarecimentos sobre a operação à tarde. Um agente ligado às investigações assegurou ao GLOBO que as fraudes são milionárias e envolvem uma série de desvios em setores da Saúde estadual.

Para efetuar as prisões e os mandados de busca e apreensão, a PF trabalhou em articulação com o Exército, a Aeronáutica, o Departamento Penitenciário Nacional (Depem), do Ministério da Justiça, e o Ministério Público em Rondônia. A Controladoria-Geral da União (CGU) também participou das investigações.

FONTE: O Globo

Nenhum comentário: