terça-feira, 6 de setembro de 2011

Em discurso de Sete de Setembro, Dilma exalta faxina no governo

Dilma Rousseff em Brasília

No pronunciamento feito em homenagem ao Dia da Independência do Brasil na noite desta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff esforçou-se para garantir à população que o país não corre o risco de ser afetado drasticamente pela crise econômica mundial. Dilma aproveitou também para ressaltar os programas de seu governo e sua “faxina” nos ministérios envolvidos em escândalos de corrupção. “Somos um país que com o malfeito não se acumplicia jamais e tem na defesa da moralidade e combate a corrupção uma ação permanente e inquebrantável”, disse a presidente. Dilma deixou o tema mais sensível para o final do pronunciamento.

Durante os onze minutos do vídeo exibido em cadeia nacional por televisão e rádio, a presidente usou uma linguagem rebuscada. O pronunciamento, dirigido pelo marqueteiro João Santana – que foi responsável por sua campanha presidencial -, começou citando os problemas econômicos pelos quais o mundo passa.


“Há 189 anos [quando o Brasil tornou-se independente, o mundo passava por grandes mudanças. Hoje também passamos por uma transformação, mas o mundo cobra respostas novas para seus problemas”, afirmou a presidente. “Apesar de ter a mesma raiz, a crise de agora é muito mais complexa que a de 2008. Os Estados Unidos correm o risco de uma recessão, mas ela não ameaça fortemente nosso país, que está plenamente preparado para enfrentar mais esse desafio.”

Dilma citou o aumento do crédito, disse que a inflação está sob controle e os juros baixaram, garantindo a estabilidade da economia. “Estamos atentos, mas isso não significa ficar com medo ou paralisado. Ao contrário, vamos continuar construindo, abrindo empresas, consumindo, mantendo investimentos e programas sociais”, afirmou.

A presidente manifestou interesse em valorizar a produção brasileira. “Meu governo não vai permitir que artigos estrangeiros venham concorrer de forma desleal com nossos produtos”, disse. O pronunciamento foi recheado de números referentes a programas da área social anunciados pelo governo nos últimos meses, como o Brasil sem Miséria, o Brasil Maior e a ampliação da quantidade de empresas no Supersimples.

FONTE: Veja.com

Nenhum comentário: