Reportagem de Hugo Perruso e Vitor Machado
Rio - Fluminense e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16h, no Engenhão, pela primeira vez em Brasileiros desde que conquistaram a competição nacional pela última vez. Em 2009, o Rubro-Negro faturou o hexa. No ano passado, foi a vez do Tricolor celebrar o tri. Após os últimos três confrontos terem terminado empatados, o jogo ganha ares de tira-teima. Mas com poucos personagens daqueles momentos de glória.
Nos anos 1980, a situação era a mesma. Fla campeão de 1983, e o Flu, de 1984. Em 1985, no Campeonato Brasileiro, dois empates: 0 a 0 e 1 a 1.
Passaram-se oito meses desde a conquista do Brasileiro, mas a diferença nas Laranjeiras é enorme. O Fluminense sofreu com a mudança de administração. O técnico Muricy Ramalho largou o barco, que ficou à deriva até a chegada de Abel, há um mês. Como resultado, o Tricolor está longe de brigar pelo bicampeonato.
Do elenco campeão, estarão em campo apenas cinco jogadores. Mais da metade do time chegou nesta temporada. Washington se aposentou, Emerson brigou com a diretoria e saiu, enquanto Fred defende a Seleção. Para piorar, Conca deixou o clube. O clássico deste domingo será o primeiro jogo do Fluminense sem o craque.
“Conca é insubstituível. Não vamos mais tê-lo por perto para tocar a bola em um momento difícil e deixá-lo resolver. Teremos que superar", afirmou Diogo.
Do lado do Flamengo, Patrícia Amorim assumiu a presidência. Andrade foi demitido e, desde então, passaram pela Gávea Rogério Lourenço e Silas, até a chegada de Vanderlei Luxemburgo. O capitão Bruno foi preso, Zico entrou e saiu da diretoria, Vagner Love veio e foi embora, Adriano deixou a Gávea e Petkovic se aposentou. Dos titulares de hoje, cinco participaram da campanha de 2009: Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim, Airton e Willians.
“É como um castelo de areia. Fica bonito, mas a água vem e leva tudo”filosofou Vanderlei.
FONTE: Marca Brasil via O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário