quarta-feira, 22 de junho de 2011

Hackers atacam sites da Presidência e do governo brasileiro

RIO - Um grupo de hackers autodenonimado LulzSecBrasil atacou, na madrugada desta quarta-feira, os sites da Presidência e do governo brasileiro. Segundo o G1 , os sites www.presidencia.gov.br e www.brasil.gov.br saíram do ar por volta das 2h. O portal do governo voltou a funcionar em uma hora e meia, mas o da Presidência da República apresentou problemas até pelo menos 4h. Em nota, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou que o sistema de segurança do Serpro (Serviço de Processamento de Dados) bloqueou as tentativas de ataques dos hackers, entre 0h30m e 3h, aos sites Presidência da República, Portal Brasil e Receita Federal. De acordo com a nota, o bloqueio do sistema de segurança levou ao congestionamento da rede e, consequentemente, tirou os sites do ar por cerca de uma hora. Dados e informações dos portais não foram acessados.

 O grupo de hackers anunciou o ataque no twitter:

"LulzSecBrazil: esta abaixo os seguinte alvos brasil.gov.br & presidencia.gov.br se voce e capaz? Embarque conosco!"

"LulzSecBrazil: @LulzSec tango down brasil.gov.br & presidencia.gov.br".

O grupo seria a vertente brasileira do internacional LulzSec. Também pelo twitter, o grupo parabenizou os brasileiros pelo ataque:

"LulzSec: Our Brazilian unit is making progress. Well done @LulzSecBrazil, brothers!".

No site oficial, o LulzSecBrazil se apresenta como "uma ideia de um mundo livre, sem opressão e pobreza e que não é comandada pela voz tirânica de um pequeno grupo de pessoas no poder (...) o governo e o povo são, ao contrário do que dizem os supostos fundamentos da 'democracia', entidades distintas com objetivos e desejos conflitantes, às vezes. A posição do Anonymous é a de que, quando há um conflito de interesses entre o governo e as pessoas, é a vontade do povo que deve prevalecer".

Os hackers também disponibilizam uma lista de sites supostamente atacados por eles: www.tirotatico.com.br/default.php, planews.com.br, www.fecam.org.br/home/index.php, www.agroconsult.com.br/home e ww w.egem.org.br/home/index.php.  

FONTE: G1 e O Globo

Nenhum comentário: