quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma luz no fim do túnel

O Bom Samaritano

por Alberto David


A expectativa era grande de estar ali com Dr. Ruy Cunha. Para mim, era um sonho. Um homem tão elogiado pelo seu caráter e amor ao próximo, “ do próximo desamparado’”, do homem que leva a sério os seus ideais, princípios e honra, sem dizer de sua qualificação inigualável.

Um exemplo de ser humano, para ser espelhado por todos nós. Dr. Ruy pratica uma medicina de qualidade ímpar, de uma ética, uma dedicação que assombra qualquer um.

Ele escolheu o olho humano e abraçou com tal sublimidade e dignidade, que fez dele o mestre dos mestres. Uma medicina do bem servir e não de ser servido do sofrimento alheio, para as vaidades fúteis ou riquezas materiais, mas como um apóstolo de Cristo.

Eu mal enxergava a quem tanto amo: minha companheira , minha netinha , minha cachorrinha poodle e demais pessoas que fazem parte de mim. Já não escrevia ,lia ou pintava.. O mundo ia perdendo a graça. Foi quando resolvi procurar Ruy Cunha. Disse a mim mesmo: “Quem vai me operar é Ruy Cunha ! Este é o Homem a quem vou entregar a minha visão. E fui ao seu encontro.

A princípio fui atendido por um discípulo e logo após estava ali , em seu gabinete , na frente do Dr. Ruy. Não era um sonho. Era o Dr. Ruy Cunha de verdade! Fui tomado de uma emoção e uma alegria que pouca vivenciei em toda a minha vida. Um prêmio ! Uma bênção.

O carpinteiro tem de ser um bom carpinteiro , um alfaiate tem de ser um bom alfaiate , um artista tem de ser um bom artista , um atleta tem de ser um bom atleta. Conhecimento, domínio , responsabilidade , atenção , capacidade , exemplo e, sobretudo, ética, para a qualidade profissional.

Medicina é um sacerdócio. Ser médico é ser um pouco de Deus, e não, um gerente de banco. Os equívocos, os erros grosseiros , a imperícia, a falta de respeito, em especial aos pobres , para quem a porta sempre está fechada. Não é isso que diz de Hipócrates , não é isso que Jesus nos ensinou. A porta tem de estar aberta. Medicina não é um negócio, é uma missão, é renúncia ou sublimidade . É um pouco de Deus.

Na clínica de Dr. Ruy, antes das cirurgias, todos fazem uma oração, suplicando a Deus para que ilumine a todos naquele momento , dando força, coragem e que tudo possa ocorrer bem. Depois se dão as mãos e abraçam, pacientes , acompanhantes e os próprios servidores da casa - onde se lê, em letras garrafais: ” Aqui é a Casa do Senhor “ . Tudo é feito na maior transparência. Diga-se de passagem, Dr. Ruy é cristão, humanista, um homem maravilhoso.

“Abre os olhos e vê a luz”, disse Dr Ruy. E vi a luz. E saí dali com uma alegria inimaginável, vi traços em minha esposa que desconhecia. Só com a inspiração de Jesus, para o Ruy fazer o que ele faz. Isso só era possível nos tempos de Jesus, que tocava nos olhos das pessoas e dizia: “Abre os olhos e vê”.

Abro um parênteses para um alerta. Há milhões de brasileiros cegos , isso não pode continuar acontecendo. Aqui estou me lembrando da obra de ficção de José de Saramago “Ensaio sobre a cegueira” e volto a esta vil realidade. Está tudo errado. Os olhos foram feitos para enxergar. Falta mais informação acerca do cuidado com nossos olhos e bons cirurgiões. O céu vai ter de esperar... A terra precisa de Ruys Cunhas .

Honrar a quem tem honra.

Obrigado, Dr. Ruy, por mim e por tantos que hoje enxergam!



Nenhum comentário: