quarta-feira, 4 de maio de 2011

Obama não divulgará foto do corpo de bin Laden

Jay Carney, secretário de imprensa da Casa Branca, anuncia decisão do presidente Barack Obama de não divulgar fotos de Osama bin Laden morto
Jay Carney, secretário de imprensa da Casa Branca, anuncia decisão do presidente Barack Obama de não divulgar fotos de Osama bin Laden morto (Saul Loeb/AFP)

O presidente dos Estados Unidos,  Barack Obama, não publicará as fotos que mostram o corpo de Osama Bin Laden, afirmaram nesta quarta-feira as redes de televisão NBC e CBS. A informação teria sido dada pelo próprio presidente americano em entrevista ao programa 60 Minutes, que será transmitida no próximo domingo. O terrorista foi morto no domingo em uma operação planejada pela Central de Inteligência Americana (CIA) e executada pela Team 6, uma unidade especializada no combate a terroristas. Ele foi alvo de disparos contra a cabeça e o peito e estaria desarmado, conforme informou ontem a Casa Branca. 

Em coletiva de imprensa, o secretário de imprensa da Casa Branca, Jay Carney, citou, diversas vezes, a declaração de Obama na entrevista à CBS: “Estamos absolutamente certos de que matamos Osama bin Laden”. Ele explicou ainda que a decisão de Obama se baseou, principalmente, em sua preocupação de que a divulgação das fotos representaria risco à segurança dos americanos ao redor do mundo. “Não queremos que essa fotografia alimente mais violência ou vire propaganda”, teria dito Obama.“Há quem vá negar que bin Laden está morto, mas eu garanto que ele nunca mais será visto andando a face da Terra novamente”.
Segundo Carney, a foto de bin Laden foi analisada por softwares de reconhecimento facial e seu corpo passou por exames de DNA.  

Questionado sobre a decisão de jogar o corpo de bin Laden no mar, Carney declarou: “Tivemos muito mais respeito por bin Laden em seu enterro do que ele teve por qualquer uma de suas vítimas, inclusive as do 11 de setembro. Ele não era um líder muçulmano, mas um assassino em massa, inclusive de centenas de muçulmanos”.

Histórico - O governo americano já admitia ontem que a publicação das fotos do corpo do líder terrorista poderia ter um efeito "incendiário", mas estudava a divulgação. A imagem mostra o líder do grupo terrorista Al Qaeda com um grande ferimento na cabeça e com perda de massa encefálica, segundo informou também nesta quarta a CBS, que teve acesso à imagem. Jay Carney chegou a afirmar que as fotografias eram muito "repulsivas". Os serviços de Inteligência americanos estavam preocupados que a divulgação das imagens podesse colocar em perigo o êxito de operações futuras.
 
Segundo fontes do Pentágono, a Casa Branca possui três séries de imagens: fotos do corpo, vídeos da cerimônia em que o corpo foi jogado ao mar do porta-aviões Carl Vinson e imagens do interior da residência onde vivia o líder terrorista.
 
Fonte: Veja

Nenhum comentário: