segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mulheres sentem mais as brigas de casal

Homens, por outro lado, demonstram mais agressividade e são os que causam os conflitos mais frequentemente, segundo estudo publicado na Espanha

 

Pesquisa: homens causam mais brigas, e mulheres sentem mais intensamente seus efeitosPesquisa: homens causam mais brigas, e mulheres sentem mais intensamente seus efeitos (Thomas Northcut)

Mulheres sentem emoções mais intensas que homens quando surge um conflito amoroso. Homens, por outro lado, demonstram mais agressividade e são os que causam as brigas mais frequentemente. A conclusão é de um estudo conduzido na Universidade de Granada, da Espanha, e publicado no periódico Intervención Psicosocial.
A equipe de psicólogos estudou o comportamento de 142 pessoas, 74 mulheres e 67 homens, em cinco situações de conflito. O objetivo era analisar o tipo de emoção homens e mulheres sentem quando lidam em diferentes situações de confronto.
Em situações em que 'meu parceiro me ofende e me desrespeita' e 'meu parceiro usa agressão física durante uma discussão', as mulheres se sentem arrasadas e mais decepcionadas que os homens. Se 'o parceiro grita com frequência', as mulheres sentem tristeza, e os homens, sentimento de culpa. Se 'o parceiro distorce uma conversa para parecer que tem razão', mulheres se entristecem, e homens ficam constrangidos.

Os autores do estudo afirmam que os homens manifestam emoções mais 'dominadoras', como a raiva, ira e desprezo, e as mulheres tendem a ter atitudes mais submissas, como culpa, tristeza e medo.

Para os pesquisadores, as principais razões dessas diferenças de emoções seriam frutos do contexto sócio-cultural e dos estereótipos de gênero assumidos por homens e mulheres. Por estes estereótipos, do homem se espera agressividade e da mulher, submissão. Ainda de acordo com o estudo, isso influencia as expectativas criadas em relação ao papel de cada um dentro do relacionamento.

FONTE: Veja

Nenhum comentário: